Com relação ao reflexo patelar, que é uma resposta involuntária a um estímulo sensorial, analise as afirmativas abaixo. I. No reflexo patelar, apenas dois tipos de neurônios estão envolvidos: o sensorial, transmissor do impulso para a medula espinal; e o motor, que traz o impulso medular até o músculo da coxa, provocando a contração. Ii. Na avaliação do reflexo patelar, ao bater-se com um martelo no joelho, os axônios dos neurônios sensoriais são excitados e, portanto, os dendritos conduzem o impulso até à medula espinal. Iii. Se a raiz ventral do nervo espinal for seccionada, a pessoa sente a batida no joelho, mas não move a perna. Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas corretas
Respostas
No que diz respeito ao reflexo patelar, podemos afirmar que as assertivas I e III estão corretas, visto que:
- I - os neurônios sensoriais são excitados e o neurônio transmissor realiza por meio dos dendritos o impulso até a medula espinal
- III - se seccionada a raiz ventral do nervo espinal, não haverá movimento
Assim, a assertiva II está incompleta, pois falta a explicação de transmissão à medula, pelos neurônios transmissores, que conduzirá ao sistema nervoso periférico.
Comportamentos reflexos
Os comportamentos reflexos dependem dos neurônios recebendo e transmitindo a informação à medula espinal, para que seja transmitida aos músculos inferiores pelo sistema nervoso periférico.
A estes comportamentos que não podemos controlar, que são inatos, chamamos comportamentos reflexos, onde não há nossa intenção de comportamento, mas há uma resposta ao comportamento eliciado. Nós possuímos o comportamento de piscar, por exemplo, que fazemos "automaticamente", respirar e enfim.
Para que isto se torne mais acessível em exemplos, podemos citar o comportamento de salivar de um cão que está ainda novo conosco, ele salivará de acordo com a ração sendo colocada em um pote de comida. Se com o tempo, tivermos um comportamento padrão ao colocar a ração, o cachorro aprenderá quando receberá ração.
Alguns cães que realizam o emparelhamento de salivar junto a um barulho, por exemplo, do pote de ração. O cão compreende que pelo barulho, há ração. Ele não vai comer o pote, mas ele não consegue parar de salivar por ser reflexo, algo inato da natureza animal, que varia para cada animal.
Para lermos mais sobre reflexo: https://brainly.com.br/tarefa/36044356
#SPJ4
Resposta:
I E III
Explicação: