• Matéria: Sociologia
  • Autor: ritgomes123
  • Perguntado 3 anos atrás

Explique a relação entre a fragilidade histórica da democracia no Brasil, o surgimento das redes sociais no início do século XXI, a disseminação de fake News e acontecimentos políticos determinantes que se deram no país

Respostas

respondido por: vitomanoeli
0

A democracia representativa no Brasil é muito recente, podemos dizer que tem a idade de nossa constituição mais moderna, de 1988. Deste modo, ainda estamos próximos de nosso passado com as oligarquias e os militares controlavam a política no país.

Os controles de mídia, por outro lado, são mais "experientes" visto que não há muito, estávamos em um regime militar onde as notícias eram o que os militares queriam que fossem, como não se utilizava o termo fake news, chamava-se regulamentação da mídia.

A democracia no Brasil não se encontra ameaçada, mas ainda não é madura

A maturidade da democracia no Brasil ainda está acontecendo, visto que além de ser um país "novo" em independência e noções de nação, direitos civis, noções políticas e ações sociais.

Ainda há, por parte das universidades, o monopólio do saber, visto que nossa educação de base é fraca, em relação aos países desenvolvidos, por isso, o sujeito considerado "comum" não consegue diferenciar com clareza um fato de uma fake news.

As redes sociais são mais acessíveis que as leituras sérias, honestas e historicamente verdadeiras sobre política, assim, é terreno fértil às manipulações politizadas.

Para complementar a leitura sobre fake news: https://brainly.com.br/tarefa/51848017

#SPJ9

Perguntas similares