• Matéria: Biologia
  • Autor: aline593
  • Perguntado 9 anos atrás

por que se usa massa seca por unidade de área, e não a massa fresca, para comparar os organismos encontrados nos diversos níveis tróficos?

Respostas

respondido por: Chermonnt
119
A explicação para este decréscimo energético de um nível trófico para outro, é o fato de cada organismo; necessitar grande parte da energia absorvida para a manutenção das suas atividades vitais, tais como divisão celular, movimento, reprodução, etc. A massa seca diminui porque a medida que se passa de um nível trófico para o seguinte, diminuem o número de organismos e aumenta-se o tamanho de cada um (biomassa). A massa seca é utilizada porque se somente a biomassa fosse medida, seres pequenos, seriam subamostrados nos níveis tróficos: é uma forma de corrigir esse possível erro se fosse computado o tamanho do ser (superestimado), ok? Níveis tróficos: produtores - musgos consumidores primários: gafanhotos consumidores terciários: sapos consumidores quaternários: cobras
respondido por: mayaravieiraj
13

Usa-se massa seca por unidade de área, e não a massa fresca, para comparar os organismos encontrados nos diversos níveis tróficos, pois cada organismo tem as suas próprias necessidades relativas aos níveis de absorção de energia com a finalidade de realizar a manutenção das suas atividades vitais. Dentre tais atividades, podemos citar a divisão celular, realização de movimentos e a reprodução, dentre outros.

Como sabemos, a massa seca é reduzida, já que a medida que se passa de um nível trófico para o próximo, o número de organismos diminui enquanto que aumenta o tamanho de cada biomassa.

Leia mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/20307879

Anexos:
Perguntas similares