• Matéria: Biologia
  • Autor: jpoliversouza
  • Perguntado 3 anos atrás

por que o exame microscópico de esfregaços sanguíneos de animais acometidos por tripanossomíase não é suficiente para a identificação da espécie do agente:

Respostas

respondido por: LucasGabranth
0

Porque o agente etiológico possui a capacidade de se deslocar pra fora da circulação sanguínea, como por exemplo no humor aquoso, que é líquido presente nos olhos dos animais e no líquido que protege o cérebro e o sistema nervoso chamado de líquor.

Tripanossomíase

Tripanossomíase é qualquer doença causada pelo vetor Trypanosoma, e é uma doença que pode ser causada tanto em humanos como em animais, sendo esta, uma doença fatal.

A tripanossomíase causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, é um tipo de Tripanossomíase causada em humanos, conhecida popularmente por doença de Chagas.

Essa doença possui uma fase aguda e uma fase crônica, e vai causar sintomas como inchaço e febre, entretanto com o tempo pode causar insuficiência cardíaca congestiva.

No caso da Tripanossomíase bovina, ela vai ser causada pelo protozoário Tripanosoma vivax, e vai produzir desde anemia, perca de peso, e baixa produção leiteira no animal, chegando até mesmo a casos de óbito, se não for identificada e tratada.

Entretanto, se há uma dificuldade na identificação da doença, devido ao fato do protozoário ter a possibilidade de sair do sangue e se alojar em outras áreas do corpo do animal.

Portanto, os exames recomendados para se identificar a doença no caso da Tripanossomíase bovina são:

  • Gota espessa;
  • Teste de Woo;
  • Elisa;
  • Teste sorológico do tipo PCR.

aprenda mais sobre Tripanosssomíase aqui:https://brainly.com.br/tarefa/51348865

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares