A Europa foi devastada durante a Segunda Guerra Mundial. Milhões de indivíduos foram mortos ou feridos. Centros industriais e residenciais na Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Polônia, Bélgica e outros lugares estavam em ruínas. Grande parte da população da Europa estava à beira da fome, já que a produção agrícola havia sido interrompida pela guerra. Além disso, a infraestrutura de transporte foi afetada de forma substancial. A única grande potência no mundo que não foi significativamente danificada foram os Estados Unidos. Nesse cenário, surge o Plano Marshall, como uma forma de auxiliar a Europa Ocidental depois de toda essa devastação. Assim, discorra sobre a consecução do Plano Marshall
Respostas
Resposta:
Explicação:
O Plano Marshall totalizou um aporte de 18 bilhões de dólares na economia europeia, que foram utilizados para a reconstrução de edificações e indústrias, importação de alimentos e mercadorias industrializadas e também no financiamento da agricultura. O Plano Marshall tinha como característica a concessão de empréstimos a juros baixos para países europeus desde que aceitassem as imposições econômicas dos Estados Unidos. Outro objetivo do Plano Marshall era realizar uma grande propaganda contra a URSS, conter o avanço dos partidos comunistas e difundir a ideia capitalistas aos europeus.
O Plano vigorou entre 1947 e 1951 e foi o principal motor de arranque dos países europeus na retomada econômica após a II Guerra Mundial. Os principais beneficiados foram a Inglaterra, a França e a Itália. O Plano mostrou-se eficiente e garantiu altas taxas de crescimento econômico aos países da Europa Ocidental nas décadas posteriores ao fim da II Guerra Mundial.