1)
“A nação tem sido uma companheira inseparável da história europeia moderna. Não é difícil ironizar o registro do 'nacionalismo' no passado e no presente, criticar seu papel e, nesse processo, atribuir notas boas ou más a diferentes grupos, personalidades ou mesmo ações.”
Leia atentamente a passagem acima. Qual das alternativas sintetiza de forma correta o argumento do autor sobre o nacionalismo?
Alternativas:
a)
Hroch defende a atemporalidade da ideia de nação, fruto dos feitos passados de um povo.
b)
Sua tese explora a relação entre nação e estado na modernidade, lendo o nacionalismo como decorrência da militarização dos estados modernos.
c)
O autor se esforça por separar o estudo do nacionalismo das paixões nacionais – logo a importância de uma leitura livre de juízos sobre diferentes personalidades, grupos e ações.
d)
O autor vê a história dos nacionalismos, seu passado e seu presente como irônica.
e)
Hroch reproduz as considerações de Renan sobre a nacionalidade, lendo na nação a alma de um povo.
Respostas
respondido por:
1
1 – c) O autor se esforça por separar o estudo do nacionalismo das paixões nacionais – logo a importância de uma leitura livre de juízos sobre diferentes personalidades, grupos e ações.
De acordo com o autor, o nacionalismo envolve os estudos das paixões nacionais, visto que é de fundamental importância um leitura sem juízos.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás