5-) Sobre as mudanças observadas no Brasil a partir da década de 1930 com Vargas, responda: a)Elas beneficiavam igualmente toda a população, tanto urbana quanto rural? b)Cite as diferenças que havia entre a vida nas cidades e no campo durante esse período.
Respostas
Resposta:
As leis trabalhistas de Getúlio Vargas consolidaram o Estado como árbitro na mediação das relações entre patrões e trabalhadores a partir de 1930. Letra a - o campesinato não foi amplamente incorporado pelas leis trabalhistas, houve resistência e exclusão dos camponeses nessa questão. Letra b- nas cidades houve grande avanço da industrialização e no campo, investimentos para o abastecimento interno.
Questão dos Trabalhadores no Governo Vargas:
Apesar de 60% dos trabalhadores da época viverem no campo, as leis trabalhistas valiam majoritariamente para os trabalhadores urbanos.
Havia o sistema de colonato no sudeste cafeeiro e o sistema de morada no nordeste canavieiro.
O trabalho urbano era marcado pela industrialização e a intervenção direta de Vargas nas questões trabalhistas.
Vargas incorpora as reivindicações trabalhistas, mas atribui ao Estado a tutela dos trabalhadores, e assim, conseguiu racionalizar e despolitizar as reivindicações operárias;
as primeiras leis trabalhistas não mencionam expressamente o trabalhador rural.
Até hoje as leis que protegem os trabalhadores e seus direitos sociais no Brasil, foram as incorporadas no período Vargas.
Getúlio Vargas investiu na industrialização, privilegiando a indústria pesada. Foi adotado o modelo de substituição de importações. Vargas também visava a integração nacional com o desenvolvimento agrário e abastecimento do mercado interno.