escolha uma doença causada por protozoários e escreva sobre ela: a) agente causador. b) agente transmissor. c) sintomas. d) tratamento. e) prevenção
Respostas
Resposta:
Explicação:
Trypanosoma cruzi - protozoário causador da doenças de chagas.
O agente transmissor principal é o besouro barbeiro. As formas infectantes e podem penetrar pelas mucosas, quando o homem leva as mãos contaminadas aos olhos ou nariz, e por soluções de continuidade, como as provocadas pelo ato de coçar ou pelo orifício da picada do barbeiro.
Entre os sintomas nas fases agudas encontram-se: mal estar, febre, falta de apetite, inchaço(edemas) nas pálpebras e outras partes, aumento do baço e fígado e distúrbios cardíacos. Contudo, podem não haver sinais nessa fase e passar despercebida.
Entre os sintomas da fase crônica: pode não houver nenhum sintoma, podendo o hospedeiro passar um longo período ou toda a vida sem manifestação da patologia, mas em outros casos, pode progredir comprometendo muitas áreas do organismo, principalmente coração e aparelho digestivo.
O Tratamento é feito com medicações, que ainda hoje, são eficazes apenas nas fases inicias da doença, por isso a importância de um diagnóstico prévio.
Por outro lado, existem diversas medidas preventivas, como o controle populacional de besouros barbeiros, diminuindo seu contato com a população humana e proliferação urbana.
As atividades de educação em saúde devem estar inseridas em todas as ações de controle, bem como, as medidas a serem tomadas pela população local, tais como:
– melhorar a habitação, através de reboco e tamponamento de rachaduras e frestas;
– usar telas em portas e janelas;
– impedir a permanência de animais como cão, gato, macaco e outros no interior da casa;
– evitar montes de lenhas, telhas ou outros entulhos no interior e arredores da casa;
– construir galinheiro, paiol, tulha, chiqueiro, depósitos, afastados das casas e mantê-los limpos;
– retirar ninhos de pássaros dos beirais das casas;
– fazer limpeza periódica nas casas e em seus arredores;
– difundir junto aos amigos, parentes, vizinhos, os conhecimentos básicos sobre a doença, transmissor e sobre as medidas preventivas;
– encaminhar os insetos suspeitos de serem “barbeiros” para o serviço de saúde mais próximo.
Espero ter ajudado.
Bons estudos.