Leia o excerto a seguir.
Segundo Gremaud, Toneto Júnior e Vasconcellos (2010), "os economistas definem moeda como tudo aquilo que é geralmente aceito para liquidar as transações, isto é, para pagar pelos bens e serviços e para quitar obrigações. [...] A moeda é o instrumento básico para que se possa operar o mercado. [...] Sem a moeda o processo de troca seria extremamente limitado. [...] A introdução da moeda, enquanto intermediário das trocas, permite que a troca se desenvolva, desvinculando-a da necessidade da dupla coincidência de interesses.".
GREMAUD, A. P.; TONETO JÚNIOR, R.; VASCONCELLOS, M. A. S. de. Economia Brasileira Contemporânea. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. p. 202-203.
Nas modernas economias, em que impera a divisão do trabalho, a moeda serve como meio de troca, denominador comum de valor e como reserva de valor. A respeito dessas funções e levando em consideração os conteúdos abordados no texto-base, analise as afirmativas a seguir.
I. Quanto maior a estabilidade de preços, melhor a moeda pode desempenhar suas funções e vice-versa.
II. A ausência de inflação aumenta os benefícios de reter moeda, pois a inflação promove uma distribuição arbitrária da riqueza em favor dos mais pobres.
III. A moeda não é o único ativo que pode funcionar como reserva de valor. Aplicações financeiras com elevada liquidez, como títulos públicos, também podem desempenhar essa função, embora a moeda seja preferida por ter liquidez absoluta.
Assinale a alternativa correta.
a.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b.
Apenas a afirmativa III está correta.
c.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d.
Apenas a afirmativa I está correta.
e.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
c.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Explicação:
andreaulucci1:
Está errado!!!
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás