"[...] A grande tradição é cultivada em escolas e templos; a pequena tradição opera sozinha e se mantém nas vidas dos iletrados , em suas comunidades aldeãs [...]. as duas tradições são interdependentes. A grande tradição e a pequena tradição há muito tempo tem se afastado reciprocamente e continua a fazê-lo [...]"
A visão apresentada no trecho é contestada atualmente? Por quê?
Respostas
Resposta:
Certamente, uma das características do renascimento moderno da busca pelo conhecimento e pela educação foi a ruptura com o padrão consolidado de uma classe mais educada e de uma classe mais iletrada, conforme a dualidade tratada por Peter Burke (“grande tradição” versus “pequena tradição”), algo fomentado tipicamente por visões obscurantistas promovidas intencionalmente para facilitar a manipulação política e religiosa.
Assim, na medida em que mais pessoas podiam obter conhecimento mais elevado, do ponto de vista acadêmico, o controle social do poder religioso dominante à época era progressivamente esvaziado, e a população viria a tender progressivamente ao protestantismo, o qual, por sua vez, não projetava uma imagem social de ignorância, mas de liberdade de consciência e de produção de saber.
Explicação:
Enquanto a primeira diz respeito ao que era produzido e transmitido em escolas, universidades pela minoria letrada, a última é aquela do senso comum das pequenas vilas e do povo simples.
Burke afirma: “Havia uma minoria que sabia ler e escrever, e uma maioria analfabeta, e parte dessa minoria letrada sabia latim, a língua dos cultos. Essa estratificação cultural faz com que seja mais adequado um modelo mais complexo, que foi apresentado nos anos 1930 pelo antropólogo social Robert Redfield. Em certas sociedades, sugeriu ele, existiam duas tradições culturais, a “grande tradição” da minoria culta e a “pequena tradição” dos demais. A grande tradição é cultivada em escolas ou templos; a pequena tradição opera sozinha e se mantém nas vidas dos iletrados, em suas comunidades aldeãs [...] As duas tradições são interdependentes. A grande tradição e a pequena tradição há muito tempo têm se afastado reciprocamente e continuam a fazê-lo [...] Os grandes épicos surgiram de elementos de contos tradicionais narrados por muita gente, e os épicos voltaram novamente ao campesinato para modificação e incorporação nas culturas locais”.
BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. Editora
Companhia das Letras 2010. (p.63)
Deixe o teu LIKE! LIKE! LIKE! LIKE! LIKE!
O trecho em questão coloca a distinção entre cultura erudita e cultura popular, considerada ultrapassada.
Para isso, é preciso compreender os conceitos de cultura erudita e cultura popular, assim como entender os motivos de seus erros.
Cultura erudita e cultura popular
A cultura erudita versas sobre componentes culturais que seriam próprios das classes mais ricas, sobretudo por apresentarem um componente intelectual mais elevado, enquanto a cultura popular seria intelectualmente inferior.
Tal componente é considerado ultrapassado pelo preconceito de classe que essa divisão carrega, assim se buscando uma interpretação que vá além de enxergar cultura e tradição pelo aspecto da erudição.
Para mais sobre cultura popular, leia: https://brainly.com.br/tarefa/45455051
#SPJ2