a partir da leitura do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. i. a ideia de as empresas controlarem o comportamento de seus funcionários fora do ambiente de trabalho ainda permanece, só que por outros meios. porque ii. diferentemente dos funcionários da ford, os trabalhadores atuais não se importam com as empresas vigiarem seus hábitos e comportamentos. a respeito dessas asserções, assinale a opção correta. as asserções i e ii são proposições verdadeiras, mas a ii não é uma justificativa correta da i. as asserções i e ii são proposições verdadeiras, e a ii é uma justificativa correta da i. a asserção i é uma proposição verdadeira, e a ii é uma proposição falsa. a asserção i é uma proposição falsa, e a ii é uma proposição verdadeira. - as asserções i e ii são proposições falsas.
Respostas
Podemos definir como correta a: Alternativa C (A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa). A tecnologia compõe as novas interações entre os indivíduos, porém, a priori, ela pode ser notada como uma série de elementos criados para a modernização, como por exemplo o inicio do Fordismo.
Sobre o Fordismo
No contexto industrial o Fordismo é um modelo produtivo criado por Henry Ford nos Estados Unidos. Desse modo, esse sistema foi feito para a indústria automobilística com a ideia de aumentar a produtividade e, em contrapartida, diminuir os custos de produção.
Um dos principais objetivos da criação e implementação do Fordismo foi a redução dos custos de produção e a consequente redução dos preços dos produtos, ampliando, contudo, o acesso a um maior número de consumidores e aumentando os lucros das empresas.
Complemento da Questão:
Habilidades: Habilidade: VI – desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável Gestão de processos e serviços Modelos de gestão Há quem diga que os modelos de gestão do passado não são mais aplicados nos dias atuais, contudo, muito do “novo” ainda carrega as concepções do que é considerado “velho”. Se você fosse um trabalhador da Ford nas primeiras décadas do século XX, em algum momento da sua permanência na empresa, a sua vida pessoal seria observada por um detetive. Mas não era qualquer pessoa que teria a “oportunidade” de trabalhar nessa empresa. Como a Ford era a companhia que pagava o maior salário em comparação a outras do mesmo setor, para trabalhar na empresa, era preciso ser um trabalhador ideal dentro e fora da fábrica. Não era permitido gastar o salário em bares e bordéis. Os funcionários deveriam ser casados e os filhos tinham de ir à escola. Além disso, sua casa deveria estar sempre limpa. Toda essa “operação Big Brother” só foi possível porque a empresa criou um departamento de sociologia, formado por inspetores, para vigiar o comportamento dos funcionários fora dos muros da fábrica. A experiência durou pouco mais de oito anos e muitos funcionários a consideraram intrusiva. Se fosse nos dias atuais, provavelmente, seria considerada como ilegal ou inaceitável. Contudo, é interessante de observar que o departamento de sociologia de Ford não se perdeu no passado. O uso de ferramentas digitais hoje facilita essa prática mais do que nunca. Mídias digitais podem mostrar de forma bem detalhada as nossas atividades e hábitos diários, tanto dentro quanto fora do trabalho.
Entenda mais sobre o fordismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/17514232
#SPJ4