• Matéria: ENEM
  • Autor: rafa4642
  • Perguntado 2 anos atrás

A partir das orientações recebidas nas aulas anteriores, redija um ARTIGO DE OPINIÃO sobre a o tema “violência policial”. Sustente sua tese apoiando-se em, pelo menos, dois argumentos.

Respostas

respondido por: laynnamoreiraaraujo
1

Resposta:

No Brasil é consenso que a polícia mata muito. Todos sabem que fugir de bandido é tão perigoso quanto da polícia. As mortes são recorrentes, de norte a sul do país. Até então, os pobres eram os maiores alvos da violência e truculência policial. De uns tempos para cá, essa onda atinge a classe média. E parte da elite.

''O homem tem meios para distinguir por si mesmo o bem e o mal, pois Deus lhe deu a inteligência para discernir um e outro.'' (Allan Kardec)

É consenso que a polícia mata muito. Todos sabem que fugir de bandido é tão perigoso quanto da polícia. As mortes são recorrentes, de norte a sul do país. Até então, os pobres eram os maiores alvos da violência e truculência policial. De uns tempos para cá, essa onda atinge a classe média. E parte da elite.

Casos recentes, em nossa memória, mostram o quão as ações da polícia são brutais. Aliás, perdas trágicas. Lamentáveis. São elas: as mortes, do João Roberto, de 3 anos, Juan Morais, 11 anos, Dias de Oliveira, de 20 anos, César e Ricardo Tavares da Silva, de 20 anos e de Ricardo Aquino, 39 anos. Não há compensação financeira que possa reparar essas perdas.

Em todos os casos, houve uso excessivo de força. Mais: faltou aos policiais um mínimo de bom senso. Outra coisa: é absurdo afirmar que as ações da polícia foram corretas do ponto de vista técnico. Mentira. Todos foram fuzilados covardemente. Por que isso ocorre? Porque a formação é precária e fragmentada. Ruim. Conteúdos como cidadania, direito do cidadão e formação humanística são desprezados.

 

Na verdade, formamos policiais sem preparo para lidar com situações desfavoráveis. Privilegia-se a truculência. É mito imaginar que a violência policial é recente. Existem registros da década de 60. Na realidade, nem tudo está perdido: ninguém nega que existem bons agentes que cumprem a Lei e respeitam o cidadão. Esses bons profissionais devem ser, sem dúvida, valorizados pelo seu trabalho. 

Explicação:

Espero que sirva!!Boas atividades.

Perguntas similares