• Matéria: História
  • Autor: RodrigoDiasDeSousa
  • Perguntado 9 anos atrás

Em março de 1824, dom Pedro 1 jurou a constituição.Nela se refletia o desejo do Imperador de garantir para si poderes especiais. Que aspectos da Constituição de 1824 asseguraram esses poderes ao Imperador?

Respostas

respondido por: viniciusrm19
362

Olá!

A Constiuição de 1824 releva a presença de quatro poderes: legislativo, judiciário, executivo e moderador.

Desta forma, o poder moderador permitia que o rei interferisse em qualquer outro poder, de forma a alterá-lo conforme seus próprios interesses.

Isto refletia um poder autoritário, em que no final, todas as decisões passavam pelo julgamento de Dom Pedro, e de certa forma, reduzindo a intensidade dos outros poderes.

respondido por: EduardoPLopes
3

O que na Constituição de 1824 garantia ao Imperador poderes especiais eram o fato dele ser chefe tanto do Poder Executivo quanto do Poder Moderador, tendo liberdade para intervir nas decisões do Judiciário e do Legislativo sempre que fosse contrariado por estes poderes.

Como as elites brasileiras reagiram a estas decisões?

As elites brasileiras, que inicialmente apoiavam Dom Pedro I e o viam como um elemento importante para a unificação nacional, passaram a fazer oposição à medida que Dom Pedro I foi se demonstrando intransigente e muito centralizador. Passou a ser visto então como um obstáculo para a liberdade política nacional e forçado a renunciar em 1831.

Mais sobre Dom Pedro I em:

https://brainly.com.br/tarefa/11163539

#SPJ3

Anexos:
Perguntas similares