avalie a ocorrência do verbo fazer nos seguintes contextos: "fazia horas que procuravam uma sombra" (linhas 04-05) e "fazia horas que pisavam a margem do rio" (linhas 28-29) e em seguida assinale a alternativa correta. a) há um erro grave, porque em ambos os contextos o verbo deveria ser "faziam", a fim de acompanhar o substantivo "horas", no plural b) o uso do verbo "fazer" no singular está de acordo com a gramática normativa, porque se refere a um tempo passado c) o uso do verbo "fazer" poderia, segundo o contexto, estar no plural ou no singular d) trata-se de uma liberdade poética, prevista para os autores de literatura e) segue as regras da gramática da época em que o romance foi escrito
Respostas
Resposta:
"Fazia horas que procuravam uma sombra" (linhas 04-05) e
"Fazia horas que pisavam a margem do rio" (linhas 28-29) assinale a alternativa correta:
a) Há um erro grave, porque em ambos os contextos o verbo deveria ser "faziam", a fim de acompanhar o substantivo "horas", no plural. ( )
b) O uso do verbo "fazer" no singular está de acordo com a gramática normativa, porque se refere a um tempo passado. (X)
c) O uso do verbo "fazer" poderia, segundo o contexto, estar no plural ou no singular. ( )
d) Trata-se de uma liberdade poética, prevista para os autores de literatura e) segue as regras da gramática da época em que o romance foi escrito. ( )
Com relação à avaliação do verbo FAZER naqueles textos, está perfeito, pois, por tratar-se de tempo passado, o aquele verbo deve ficar no singular.
Explicação:
A liberdade poética a qual refere-se o item "D", chama-se LICENÇA POÉTICA, que é uma espécie de "autorização" gramatical para que poetas, músicos e outros autores de peças literárias cometam alguns deslizes em relação à norma culta.
Encontramos muitas "licenças poéticas", em especial, nos textos de músicas de compositores, quase que em geral.