• Matéria: História
  • Autor: walleska2351
  • Perguntado 3 anos atrás

Nasceu, assim, uma sociedade diferenciada, constituída não só de mineradores, como de negociantes, advogados, padres, fazendeiros, artesãos, burocratas e militares. Embora os setores mais ricos da população fossem às vezes proprietários de fazendas e investissem na mineração em locais distantes, a vida social concentrou-se nas cidades, centro de residência, negócios e de festas comemorativas. Fausto, b. História do brasil. São paulo: edusp, 1994 (adaptado). Na américa portuguesa do século xviii, o desenvolvimento da atividade descrita acelerou o processo de a) urbanização da região. B) extinção dos canaviais. C) abolição da escravidão. D) ruralização da economia. E) europeização da sociedade

Respostas

respondido por: heloisagoncalves745
0

A urbanização da América Portuguesa foi uma consequência da concentração de inúmeros profissionais, como advogados e fazendeiros, nas cidades. Alternativa A.

Como ocorreu a urbanização do atual território do Brasil?

O trecho do texto em estudo: "...a vida social concentrou-se nas cidades, centro de residência, negócios e de festas comemorativas", confirma essa sociedade urbana nascente que, mesmo que investidora e participante de muitas atividades agropecuárias, como a mineração e o escravismo, se estabelecia nos centros urbanos em prol do descanso dessas atividades.

Desse modo, a vida profissional e a diversão poderiam enfim se diferenciar para garantir mais conforto aos sujeitos.

Esse processo é parte da urbanização do Brasil, pois ao princípio da colonização, a vida tomava nuances semelhantes, das atividades profissionais ao lazer, quase tudo era desempenhado no meio rural, causando, consequentemente, pouco descanso efetivo, fazendo com que outros locais de moradia fossem estabelecidos.

Aprenda mais sobre o processo de urbanização do Brasil: brainly.com.br/tarefa/2676747

#SPJ4

Perguntas similares