Ronaldo Vainfas utilizou-se de documentos e fontes históricas bem peculiares, tais como documentos inquisitórias. O que tal documentação pode significar para nós, pesquisadores de história?
1- O uso de documentos, como as confissões do Santo Ofício, são fontes privilegiadas sobre a cultura e a mentalidade da época, pois mostram detalhes que não se encontram em nenhuma outra fonte escrita.
2- Que devemos ter cuidado ao mexer com assuntos tão espinhosos, como a igreja Católica e a religiosidade, afinal, o livro de Ronaldo Vainfas entrou para a lista de livros não recomendados pela Igreja Católica.
3- As confissões não são fontes muito confiáveis, já que podem dar larga margem a subjetividade do pesquisador, levando-o a interpretar mal seus usos e significados para a população da época.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:1- O uso de documentos, como as confissões do Santo Ofício, são fontes privilegiadas sobre a cultura e a mentalidade da época, pois mostram detalhes que não se encontram em nenhuma outra fonte escrita.
Explicação: Eu fiz a questão e deu positivo.
Perguntas similares
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás