• Matéria: História
  • Autor: ThalitaMarques132
  • Perguntado 3 anos atrás

(Questão 11 - Enade 2016) "A formação histórico-social do Brasil revela posição periférica em relação ao desenvolvimento dos países de economia central, o que lhe atribui patamar desigual e, ao mesmo tempo, combinado das forças produtivas, porque o arcaico e o moderno convivem numa aliança de dominação burguesa para a (super) exploração e apropriação da riqueza socialmente produzida pela classe trabalhadora. " Fonte: adaptado de: FERNANDES, F. A Revolução Burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. 5. Ed. São Paulo: Globo, 2006. Considerando o texto, uma das particularidades do capitalismo brasileiro consiste: a. Na adesão ao modelo universal da democracia tipicamente burguesa. B. Na transição do modelo urbano-industrial para o chamado agronegócio. C. Na adoção do capitalismo como principal resultado dos movimentos populares. D. Na dissociação entre o desenvolvimento capitalista e a adoção do regime democrático. E. No caráter revolucionário da burguesia brasileira em relação a outros países europeus

Respostas

respondido por: guilhermesilvar
1

A resposta correta a letra D, já que uma das particularidades do capitalismo brasileiro consiste na dissociação entre o desenvolvimento capitalista e a adoção do regime democrático, que atua como uma certificação do livre mercado.

O capitalismo é um regime que dentre os praticados se sobressaiu por ser o que mais se sustenta com a presença da tão valiosa democracia.

Característica da sociedade brasileira

A sociedade brasileira foi historicamente organizada, em benefício dos grupos dominantes em detrimento da maioria dos membros da sociedade, assim o capitalismo instalado desa forma trouxe profundas desigualdades sociais, pois o Brasil é um país que concentra poderes econômicos e políticos.

Leia mais sobre capitalismo aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/24734327

#SPJ4

Perguntas similares