1) a importância da memória para a aprendizagem. Sabemos que é através da memória que podemos nos recordar do passado, organizar nossas informações para que possamos aprender e realizar nossas ações. A memória também é responsável pelo funcionamento do nosso cérebro e retém as informações para que possamos usá-la posteriormente. Tomando como referência a importância da memória para a aprendizagem, julgue as afirmativas a seguir em (v) verdadeiras ou (f) falsas. ( ) a função da memória de curto prazo é reter a informação por pouco tempo com o objetivo de realizarmos uma ação. ( ) a memória de trabalho é responsável pelas ações que envolvem habilidades motoras, como andar de bicicleta, dirigir etc. ( ) a memória imediata e a memória de curto prazo apresentam a mesma função. ( ) a memória de trabalho está relacionada ao processamento de informações durante a realização de uma tarefa. Dá condições do indivíduo usar as informações armazenadas para uma nova aprendizagem. ( ) a memória de curto prazo é dividida em memória imediata e de trabalho. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. Selecione uma alternativa: a) v - v - f - v - f. B) v - f - v - f - v. C) f - f - f - v - v. D) v - v - v - f - f. E) f - f - v - v - f
Respostas
Sobre a importância da memória na aprendizagem, além de lembrar, é importante em fenômenos e afetos. Tanto por isto, a educação precisa não ser maçante ao aluno, para que sua memória afetiva não seja aversiva. Nesta questão, podemos realizar uma sequência F, F, F, V e V. As alternativas 1, 2 e 3 são falsas porque:
- A memória de curto prazo tem objetivo de registrar ações que serão usadas em pouco tempo, como a memorização de um número de telefone, mas não são memórias de ação, que são mais complexas
- A memória de trabalho é formada com a memória de curto e longo prazo, mas não exige em toda a memória habilidade motora.
- A memória imediata pode ser resgatada rapidamente, é geralmente associativa, sendo parte da memória de curto prazo, mas não é a mesma coisa, pois a memória de curto prazo geralmente envolve lembranças simples.
A frequência mnemônica indica memorização, mas não aprendizado
A memória é mais do que apenas um fator cognitivo isolado, pois é a memória que nos faz sermos humanos em relação a sentimentos, emoções e retenção de cultura.
A memória na escola deve ser um princípio de decorar métodos difíceis, para que quando na execução de teorias, não existam "pontos cegos", mas o aprendizado prático deve ser fluído, não fruto de uma memória dura, enciclopedismo acadêmico.
Para lermos mais sobre memória: https://brainly.com.br/tarefa/5841901
#SPJ4