• Matéria: Biologia
  • Autor: Anonimo150902
  • Perguntado 3 anos atrás

Uma mulher de 56 anos de idade apresentou-se para uma consulta com o médico da família para avaliação de uma dor de cabeça que a estava incomodando há quase um mês. Durante a entrevista a paciente disse sentir o seu braço esquerdo “fraco e um pouco difícil de controlar”. Ao examiná-la, o doutor constatou que o membro superior esquerdo estava realmente com a força diminuída. Ele também verificou enfraquecimento, embora menos significante, no membro inferior esquerdo. A sensibilidade nos membros parecia normal, embora com discreta rigidez e reflexos hiperativos. Preocupado, disse à paciente que ela precisava submeter-se a uma tomografia computadorizada de sua cabeça, e explicou que poderia haver um problema em seu “cérebro”, possivelmente um tumor ou outra lesão. Depois de entrar em contato com o radiologista e explicar o caso de sua paciente, o doutor comentou discretamente que acreditava saber onde o problema estava localizado

A – Por que o doutor sugeriu à paciente que poderia haver problema no interior de seu “cérebro” quando os sintomas de fraqueza eram nos membros, e apenas em um lado do seu corpo?

B – Como ele podia saber a localização do suposto tumor no cérebro? Em qual lado do cérebro e em qual lobo estaria? Explique a diminuição da força muscular em termos de vias neuronais desde o cérebro até os membros.


hellen43266556656656: OII, FAZEMOS PROVAS E TRABALHOS.
88**9**93**76**82**55**.,,.,.,.,.........

Respostas

respondido por: jeferson14jh
7

A) O médico, ao consultar a paciente de 56 anos, sugeriu que o problema estava no cérebro porque a queixa principal da paciente era dor de cabeça e ao exame, os sinais de fraqueza nos membros indicam alteração neurológica.

B) O cérebro é divido em áreas de acordo com sua função. Ou seja, há uma área exclusiva da motricidade, bem conhecida, que provavelmente foi acometida pelo tumor hemisfério cerebral direito. A via descendente é responsável pela motricidade e começa no córtex cerebral, passando pelo tronco encefálico, medula e nervos periféricos.

Cérebro e motricidade

A motricidade é basicamente os movimentos os quais somos capazes de realizar. No cérebro, a área cortical responsável pela motricidade encontra-se no lobo frontal. Há também regiões no interior da substância branca que modulam a motricidade.

Importante lembrar que o hemisfério cerebral esquerdo, controla os movimentos da parte direita do corpo, enquanto o hemisferio direito controla os movimentos do lado esquerdo. Isso acontece porque as fibras dos neurônios que saem do córtex, cruzam para o outro lado ao passarem pelo tronco encefálico.

Algumas alterações da moticidade que podemos encontrar são:

  • Fraqueza
  • Paralisia
  • Hiporreflexia
  • Hiperreflexia
  • Arreflexia

Leia mais sobre motricidade em: https://brainly.com.br/tarefa/52351790

#SPJ1

Perguntas similares