) "A tabela periódica é uma ferramenta de uso cotidiano dos químicos, a qual apresenta, de forma sistemática, várias informações a respeito das propriedades dos elementos. Sua criação data da segunda metade do século XIX, período no qual os químicos, seguindo o exemplo de ciências como a física e a biologia, começaram a procurar formas de sistematizar o conhecimento existente na área até aquele momento. Buscava-se, dessa forma, estabelecer princípios e leis que legitimassem a química como ciência moderna, afastando-a do empirismo e facilitando seu estudo. " LEITE, H. S. A. ; PORTO, P. A. Análise da abordagem histórica para a tabela periódica em livros de química geral para o ensino superior usados no Brasil no século XX. Química Nova, São Paulo, v. 38, n. 4, p. 580-587, 2015. A primeira proposta amplamente aceita da tabela periódica foi a proposta por Mendeleev, a qual sofreu alterações posteriores, principalmente na maneira de organizar os elementos na tabela devido a uma descoberta da época. Neste contexto, assinale a alternativa que contenha esta descoberta
Respostas
A descoberta que causou a mudança na tabela periódica tem relação com os experimentos de raios-X de Henry Moseley, onde observou-se que um mesmo elemento químico possuía a mesma carga nuclear e, por conseguinte, o mesmo número de prótons (cargas positivas).
Organização da tabela periódica
Os elementos químicos se organizam por ordem de número atômico, identificados por siglas que representam seu nome.
Os elementos químicos na tabela periódica se classificam e se dividem em:
- Períodos (são as 7 linhas horizontais) = número do período indica a quantidade de camadas eletrônicas preenchidas em cada átomo dos elementos.
- Grupos ou famílias (18 colunas) = representam os elementos relacionados em suas propriedades.
Complemento da questão:
a. Experimentos de Planck e Einstein, que levaram a conclusão da natureza dualística (onda/partícula) do átomo.
b. Experimentos de Rutherford, onde ao alvejar uma folha de platina com feixes de partículas alfa observou que algumas eram desviadas e outras não, resultado incompatível com o modelo de Thomson.
c. Experimentos de Thomson, com alterações no experimento de Crooks, que permitiu a descoberta do elétron, alterando o modelo atômico da bola de bilhar.
d. Experimentos de Crooks que consistia em observar um feixe de cargas se chocando com moléculas de um gás.
e. Experimentos de raios-X de Henry Moseley, onde observou-se que um mesmo elemento químico possuía a mesma carga nuclear e, por conseguinte, o mesmo número de prótons (cargas positivas).
Saiba mais sobre a tabela periódica em:
brainly.com.br/tarefa/40715732
#SPJ4