A participação popular enquanto processo da gestão das políticas públicas, deve ter caráter democrático e descentralizado. Neste contexto, a sociedade deve fiscalizar e controlar o estado para que este cumpra a função de garantidor de acesso aos direitos sociais. Pereira, maria lucimar. Zambon, rodrigo eduardo. Políticas setoriais e políticas setoriais contemporâneas. Editora e distribuidora educacional s. A. , 2018. 160 p. O exercício da participação popular requer a ocupação dos espaços, principalmente aqueles definidos constitucionalmente, como
Respostas
São espaços que dão abertura para a participação popular: os conselhos e as conferências. Logo, o gabarito é dado pela alternativa 1.
O que é participação popular?
A participação popular nada mais é do que a participação do cidadão em espaços que contribuem para a tomada de decisão sobre o funcionamento dos serviços públicos e o futuro da sociedade. Nessa dimensão da realidade, a participação popular é importante para a efetivação dos ideais democráticos.
Sendo assim, a gente pode entender que os conselhos e as conferências são importantes para a efetivação da participação popular.
Segue o restante da pergunta:
(...)
O exercício da participação popular requer a ocupação dos espaços, principalmente aqueles definidos constitucionalmente, como
Alternativas:
a) os conselhos e as conferências.
b) as casas de câmbio internacional.
c) as ruas dos bairros.
d) as OSC’s.
Aprenda mais sobre o tema participação popular em:
https://brainly.com.br/tarefa/46001695
#SPJ1