"Na linguagem cartográfica, o que é considerado, para muitos, ação prática, fácil, para outros é tarefa árdua, de difícil compreensão, pela falta de instrumentos teóricos e práticos. Nesse contexto, a importância de uma alfabetização da linguagem cartográfica se consolida para possibilitar ao aluno a elaboração de relações entre seu ambiente e as demais localidades". PEREIRA, D. S. Cartografia: linguagem da representação espacial e seu ensino-aprendizagem. 2016. 180 f. Dissertação (Mestrado em Geografia), Universidade Federal de Goiás. Jataí, 10 jun. 2016, p. 16. Disponível em: . Acesso em: 23/08/2018. Considerando a leitura do excerto e os estudos no texto-base a respeito da linguagem espacial, avalie as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. I. ( ) As noções espaciais para as crianças da Educação Infantil se desenvolvem a partir de relações e vivências junto ao meio com o qual interagem. II. ( ) Ao inserir o desenvolvimento da linguagem espacial para crianças da Educação Infantil, o professor deve evitar a exploração do espaço através da cartografia. III. ( ) A alfabetização cartográfica acontece na infância a partir da percepção da criança quanto a sua localização no meio em que está inserida. IV. ( ) Ao representar sua localização por meio de desenhos, as crianças desenvolvem a capacidade de analisar o espaço através de uma cartografia própria. Agora, assinale a alternativa com a sequência correta
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
V,F,V,V
Explicação:
É através da linguagem que os seres humanos se relacionam com o mundo. A linguagem cartográfica é um recurso que permite às crianças expressarem, através de suas percepções, o espaço no qual são inseridas; para isto utilizam uma codificação própria que permite a construção de representações de seu lugar no espaço.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
EXPLICAÇÃO: É através da linguagem que os seres humanos se relacionam com o mundo. A linguagem cartográfica é um recurso que permite às crianças expressarem, através de suas percepções, o espaço no qual são inseridas; para isto utilizam uma codificação própria que permite a construção de representações de seu lugar no espaço.