Os antagonistas colinérgicos são fármacos que agem nos receptores colinérgicos. Em relação a esse grupo de fármacos, assinale a alternativa correta:
a.
Esses antagonistas também são chamados parassimpaticolíticos, fármacos anticolinérgicos ou anticolinérgicos.
b.
Os antagonistas colinérgicos agem aumentando a ação da acetilcolina.
c.
Os antagonistas colinérgicos agem estimulando seletivamente a atividade parassimpática.
d.
Os antagonistas colinérgicos são agentes também chamados antiespasmódicos porque aumentam os espasmos principalmente no trato gastrintestinal.
e.
As orientações para o paciente que utiliza fármacos anticolinérgicos são de não ingerir dieta rica em fibras para evitar desarranjo intestinal.
Respostas
Resposta:
a. Esses antagonistas também são chamados parassimpaticolíticos, fármacos anticolinérgicos ou anticolinérgicos.
Resposta:
Esses antagonistas também são chamados parassimpaticolíticos, fármacos anticolinérgicos ou anticolinérgicos.
Explicação:
Os antagonistas colinérgicos são fármacos que agem nos receptores colinérgicos, bloqueando seletivamente a atividade parassimpática (reduzindo ou bloqueando a ação da acetilcolina), sendo esses antagonistas também chamados parassimpaticolíticos ou fármacos anticolinérgicos, assim, diminuem, inibem ou bloqueiam a resposta colinérgica. Portanto, reduzem ou anulam o efeito de estimulação do sistema nervoso parassimpático (impede que a acetilcolina estimule os receptores colinérgicos) e, em determinadas situações (indiretamente), têm o efeito estimulante do sistema nervoso simpático.