Respostas
Resposta:
Explicação:
FASES DA MITOSE;
Na intérfase, o material genético se prepara para a mitose. O material genético é duplicado e os centríolos também.
Prófase
A prófase, como o nome indica, é a primeira fase. O envoltório nuclear (ou carioteca) e o nucléolo se desfazem. No núcleo, os cromossomos começam a se condensar e as fibras se formam em volta dos centríolos.
Metáfase
Os cromossomos estão soltos na célula, porque o envoltório nuclear já se desfez. Eles se posicionam mais ou menos no meio da célula (ou região equatorial) e estão com a condensação máxima. Por isso, a metáfase é a melhor fase para visualizar os cromossomos ao microscópio.
Anáfase
Acontece a separação das cromátides irmãs e as células originadas serão geneticamente iguais. As fibras do fuso se encurtam e rompem os cromossomos. O mesmo procedimento acontece na anáfase II da meiose.
Telófase
As cromátides já foram puxadas para extremidades opostas, então já aconteceu a separação do material genético.
Ocorre a citocinese, isto é, a célula começa a se dividir. O plasma se divide e o núcleo deixa de estar condensado. O envoltório nuclear e o nucléolo retornam e as fibras do fuso desaparecem.
MEIOSE;
Prófase I
Acontece o pareamento dos cromossomos homólogos e o possivelmente o crossing-over, que é a troca de pedaços entre os cromossomos.
Metáfase I
Os cromossomos estão na região equatorial, ligados pelas fibras do fuso. Eles são ligados pelas fibras apenas de um lado.
Anáfase I
Acontece a separação dos cromossomos homólogos (diferentemente da mitose). Nessa etapa, a quantidade de material genético da célula reduz para a metade.
Telófase I
Os cromossomos já estão alinhados aos pólos da célula. A citocinese é opcional.
Prófase II
O envoltório nuclear desapareceu.]
Metáfase II
As fibras do fuso se ligam aos dois lados do cromossomo.
Anáfase II
Na anáfase II, ocorre a separação das cromátides irmãs. Assim, o resultado são quatro células haplóides.
Telófase II
Os núcleos e as organelas se reorganizam. A citocinese divide as células.