Uma notícia publicada no portal FGV pelo professor da Escola Brasileira de Educação Pública e de Empresas, professor Joaquim Rubens Fontes Filho, sobre economia no tempo de COVID-19, destaca:
"Governança corporativa tem papel fundamental em tempos de crise".
"É importante que controladores, conselheiros e administradores tenham um bom canal de relacionamento explicando claramente a sociedade e seus pequenos acionistas o que está ocorrendo e o que está sendo feito para melhorar a situação da empresa pelo menos no médio prazo",
Joaquim Rubens destaca que, nesse momento a governança corporativa assume um papel fundamental, pois trata da relação entre os sócios e com a própria sociedade. Ele lembra de dois grupos importantes nessa estrutura. O primeiro deles são os pequenos investidores, que, com menos possibilidade de diversificarem suas aplicações, serão severamente impactados pela crise. Ele destaca que a saída desses agentes pode trazer problemas de liquidez para as empresas, que terão muito mais dificuldades de captar recursos. Outro grupo importante são os empregados, que fazem parte do conjunto fundamental de stakeholders de uma empresa.
"Governança corporativa significa equidade de tratamento dos sócios e transparência nas relações. É importante então que controladores, conselheiros e administradores tenham um bom canal de relacionamento explicando claramente a sociedade e seus pequenos acionistas o que está ocorrendo e o que está sendo feito para melhorar a situação da empresa pelo menos no médio prazo", destaca. Disponível em https://portal.fgv.br/noticias/governanca-corporativa-tem-papel-fundamental-tempos-crise-destaca-especialista. acesso em 13/09/20 (adaptado)
Sobre Governança Corporativa, analise os itens abaixo e assinale a única alternativa correta.
I - Sistema que, usando principalmente o conselho de administração, a auditoria externa e o conselho fiscal, estabelece regras e poderes para conselhos, comitês, diretoria e outros gestores, procurando prevenir abusos de poder e criando instrumentos de fiscalização, princípios e regras que possibilitem uma gestão eficiente e eficaz.
II - As boas práticas de Governança Corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua perenidade.
III - Sistema para recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas, criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos como de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas, cujas ações serão executadas pelo Conselho de Administração.
IV - Contribui para um desenvolvimento econômico sustentável, proporcionando melhorias no desempenho das empresas. Por estes motivos, torna-se tão importante ter conselheiros indicados pelo fundador, por questão de confiança, independente da qualificação, e sistemas de Governança Corporativa de qualidade, evitando-se assim diversos fracassos empresariais como abusos de poder, erros e fraudes.
A) Os itens I e II estão corretos.
B) Apenas o item II está correto.
C) Apenas o item I está correto.
D) Os itens I, II e IV estão corretos.
E) Os itens III e IV estão corretos.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Os itens I e II estão corretos.
Explicação: Sobre o conselho de administração, é um órgão deliberativo, não de execução; sobre a indicação dos componentes do conselho, estes devem ser pessoas qualificadas, não por ser indicado pelo fundador, se for o caso.
respondido por:
0
Resposta:
Os itens I e II estão corretos.
Explicação:
Sobre o conselho de administração, é um órgão deliberativo, não de execução; sobre a indicação dos componentes do conselho, estes devem ser pessoas qualificadas, não por ser indicado pelo fundador, se for o caso.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás