Um cientista gostaria de estudar o padrão de herança da cor de mariposas de uma certa espécie. As mariposas se apresentam em duas variações, claras e escuras. Esse cientista só conta com a técnica do cruzamento-teste para entender a herança da cor das mariposas e já havia separado um casal de mariposas escuras e um casal de mariposas claras, que eram homozigotas para sua respectiva característica.
Para que esse cientista obtenha um resultado preciso sobre o padrão de herança da cor em mariposas com o menor número de cruzamentos possíveis, ele deve realizar
a) um cruzamento entre as mariposas escuras.
b) dois cruzamentos, um entre uma mariposa clara e uma escura e um entre seus descendentes.
c) três cruzamentos, um entre mariposas claras, um entre mariposas escuras e um entre seus descendentes.
d) quatro cruzamentos, dois entre as mariposas escuras, um entre as mariposas claras e um com os descendentes dos cruzamentos anteriores.
Respostas
Resposta:
Alternativa B = dois cruzamentos, um entre uma mariposa clara e uma escura e um entre seus descendentes.
Explicação:
Para entender o padrão de herança de uma característica, devem-se primeiro cruzar indivíduos homozigotos com características diferentes (geração P). Todos os descendentes apresentarão o fenótipo dominante, mas serão heterozigotos. Realiza-se um cruzamento entre os descendentes, e a característica recessiva deve reaparecer na proporção três dominantes para um recessivo. Dessa forma, podemos concluir que o padrão de herança é controlado por dois alelos de segregação independente, e qual das características é a dominante e qual é a recessiva.
Resposta:
b) dois cruzamentos, um entre uma mariposa clara e uma escura e um entre seus descendentes.
Explicação: