À pesquisa constitui um ato dinâmico de questionamento, indagação e aprofundamento. Consiste na tentativa de desvelamento de determinados objetos. É a busca de uma resposta significativa a uma dúvida ou problema. Para os iniciantes em pesquisa científica o mais importante deve ser a preocupação com a aplicação dos métodos científicos em vez de propriamente a ênfase nos resultados obtidos com o final. O objeto dos principiantes deve ser a aprendizagem quanto à forma de percorrer as fases da pesquisa simples e operacionalização de técnicas de investigação. As pesquisas devem contribuir para a formação de consciência crítica ou do espírito científico no pesquisador.
Ainda no processo de formação do acadêmico, a pesquisa bibliográfica é de grande eficácia porque permite ao pesquisador obter uma postura científica quanto à elaboração de informações da produção científica já existente, quanto à elaboração de relatórios e quanto à sistematização do conhecimento que lhe é transmitido no dia a dia.
No caso das agências de apoio à pesquisa – Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) – principais fornecedores de bolsas de estudos e financiadores dos programas de pós-graduação do Brasil, as exigências, tanto para a apresentação de projetos quanto para a apresentação de relatórios de pesquisa, são as mesmas para mestres e doutores, bem como bolsistas de iniciação científica, o que distingue é apenas o grau de complexidade de sua produção.
No Brasil, a pós-graduação lato sensu, preferencialmente na forma de cursos de especialização, não tem tradição de fazer pesquisa, pois, em tese, visa a formar especialistas para o mercado de trabalho e não pesquisadores, exigindo-se dos estudantes a realização de um trabalho monográfico denominado trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar (TDI), trabalho de final de curso (TFC) ou simplesmente monografia. De forma semelhante aos cursos de especialização, o mestrado profissional também tem por objetivo a formação para o mercado de trabalho, especialmente o mercado externo à universidade, exigindo dos estudantes a apresentação de um trabalho monográfico no final do curso. Tendo em vista a organização do ensino no Brasil, podemos elencar alguns graus de complexidade em que são feitas as pesquisas, sem que isso signifique necessariamente diferentes tipos de pesquisa.
Considerando o fragmento de texto de Quiles, avalie as afirmações a seguir
I – Os iniciantes na pesquisa científica devem se preocupar em apresentar resultados relevantes e que atendam aos objetivos elencados.
II – Os cursos de pós-graduação lato senso não têm tradição no desenvolvimento de pesquisa, mesmo assim ao final do curso é solicitado um trabalho monográfico.
III – Os trabalhos de mestres, doutores e bolsistas de iniciação científica são avaliados de forma idêntica pelas agências de fomento apesar das diferenças quanto ao grau de complexidade de sua produção.
IV – No Brasil a organização do ensino gera pesquisas com diferentes níveis de complexidade o que implica em diferentes tipos de pesquisa científica.
E correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a. II e III.
b. II e IV.
c. III e IV.
d. I e III.
e. I e II.
Respostas
respondido por:
0
Resposta: itens II e III
Explicação: Corrigido pelo AVA
Por favor, avaliem a resposta!
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás