Modelo de Excelência da Gestão (MEG)
O modelo de excelência do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de muitas organizações e especialistas, do Brasil e do exterior, ao longo de mais de 18 anos de existência da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade). Em função da sua flexibilidade, da simplicidade da linguagem utilizada e, principalmente, por não prescrever ferramentas e práticas de gestão específicas, o modelo é útil para avaliação, diagnóstico e orientação de qualquer tipo de organização, no setor público ou privado, com ou sem finalidade de lucro e de porte pequeno, médio ou grande. A incorporação dos fundamentos da excelência às operações da organização, de maneira continuada e em consonância com seu perfil e suas estratégias, é enfatizada pelo modelo, que contém oito critérios de excelência aqui listados [...].
MARSHALL JUNIOR, I; ROCHA, A. V.; MOTA, E. B.; QUINTELLA, O. M. Gestão da qualidade e processos. Rio de Janeiro: FGV, 2012, p. 147.
Como a Toyota ganhou o Prêmio Deming?
“Para resumir os resultados de nossas ações de promoção de controle de qualidade, o primeiro efeito foi que a qualidade do nosso produto melhorou. Isso se deveu à consciência da importância da “construção de qualidade em cada processo” que permeou todos os cantos da empresa após a introdução do TQC.
O segundo efeito foi que nossa participação no mercado japonês de automóveis de passageiros aumentou e que nossas exportações totais cresceram. Graças a isso, em maio de 1966, finalmente conseguimos alcançar nosso objetivo de produção mensal de 50 mil veículos e exportações mensais de 10 mil veículos.
O terceiro efeito foi que alcançamos nossos objetivos de redução de custos. Este foi o resultado de uma consciência da empresa de fatores de custo, bem como questões de qualidade, e acredito que focar o TQC nos dois objetivos de qualidade e custo foi extremamente eficaz na obtenção desses resultados.”
E, analisando os efeitos de uma perspectiva diferente, a iniciativa também melhorou drasticamente nossa imagem corporativa. Um exemplo disto é que os gerentes aprenderam métodos de gerenciamento e outro é que as relações humanas em toda a empresa melhoraram. A TQC forneceu uma estrutura para todos, os fornecedores Toyota Motor Sales (Co., Ltd.) começaram a cooperar em direção a um objetivo comum, e ao esclarecer quem era o responsável por quais deveres e quem detinha a autoridade, as pessoas puderam realizar discussões francas. Como resultado, os processos foram padronizados como regras de garantia de qualidade e regras de controle de custos, estabelecendo um sistema de gerenciamento definido.
Nossos funcionários estão conscientes de que o QC é benéfico e está interessado em continuar com iniciativas de QC no futuro.
Considerando Marshall e Dos Santos, avalie as afirmações a seguir:
I – O segredo do sucesso da implantação da qualidade na Toyota foi o alto nível de conscientização dos funcionários na construção de qualidade nas diversas etapas do processo.
II – A Gestão da Qualidade na Toyota teve como consequências positivas o aumento na participação do mercado japonês, a redução de custos e a melhoria da imagem da empresa.
III – O caminho encontrado no Brasil, por meio da Fundação Nacional da Qualidade, foi instituir um prêmio para aquelas empresas que utilizam o MEG (Modelo de Excelência em Gestão) que se caracteriza pela flexibilidade e linguagem simples.
IV – A Gestão da Qualidade na Toyota demonstra que é possível conciliar qualidade e controle de custos.
V – Enquanto no Brasil, a FNQ não prescreve ferramentas ou métodos, no Japão e na Toyota, os gerentes aprendem métodos de gerenciamento.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a.
I, III e IV.
b.
I, III, IV e V.
c.
I, II, III, IV e V.
d.
I, II e III.
e.
II, III, IV e V.
Respostas
respondido por:
1
Resposta: I, II, III, IV e V
Explicação:
corrigido pelo ava
rafapete88:
Isso mesmo, correta!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás