• Matéria: História
  • Autor: l48759336
  • Perguntado 2 anos atrás

ATIVIDADE AVALIATIVA 2- Usando as palavras do Caça Palavras, escreva um texto. Destaque dentro do texto as palavras. (15 linhas).​

Anexos:

Respostas

respondido por: appsalex2016
0

Campanha da Legalidade

A sucessão de Jânio Quadros pelo então João Goulart, deu início a uma grande crise política de codinome a Campanha da Legalidade. Os ministros militares, não concordavam com a posse de João Goulart mesmo sendo legal (renuncia do Jânio) pela Constituição de 1946. Os militares ameaçaram prender João Goulart, a sociedade liderada por Leonel Brizola (cunhado de Jango), colocou as forças militares do estado do Rio Grande do Sul em defesa de João Goulart e promoveu uma reunião e/ou comício dando iniciou a campanha de apoio a Jango através de algumas elites como a igreja... e contando também com a participação do povo, Brizola iniciou uma "espécie de ditadura" e criou a impressa (Rádio da Legalidade), incentivou a população a se armar e transformou o Palácio do Piratini em um búnquer. Ele distribuiu armas aos funcionários do palácio, fez barricada com sacos de areia e ultilizou metralhadoras em pontos estratégicos do palácio. Uma tática de ações e pensamentos, estilo comunistas dando início a uma possível guerra civil, pois os militares chegaram a autorizar o bombardeio do Palácio do Piratini, mas o ataque não aconteceu.

Atualmente a Família de João Goulart tenta concretizar um memorial em Brasília (em homenagem ao Jango), cidade na qual teve apoio politicamente falando, esta que acompanha a modernização por ser projetada e ter importante representação federativa mundial (Capital do Brasil).

Perguntas similares