• Matéria: Geografia
  • Autor: choraagoraridepois15
  • Perguntado 3 anos atrás

resumo sobre: as teorias demográficas (explicar cada uma)

Respostas

respondido por: neresyasmin678
0

Resposta:

A teoria malthusiana influenciou centenas de governantes e intelectuais, causando grande impacto na história da humanidade. Em suas teses, Thomas Malthus defendeu o aumento da taxa de mortalidade e o fim da ajuda aos mais pobres, buscando garantir alimento para toda a população.

Conheça agora a teoria do economista inglês que é influente até nos dias de hoje.

Este é apenas um dos temas que o novo filme Cortina de Fumaça, da Brasil Paralelo, aborda.

O que você vai encontrar neste artigo?

O que é a teoria malthusiana?

Teoria neomalthusiana

Por que a teoria malthusiana foi considerada errada?

Quem foi Thomas Malthus?

Influência política da teoria malthusiana nos dias de hoje

Influência social nos dias de hoje

Para não perder conteúdos como este, acompanhe todas as produções gratuitas da Brasil Paralelo.

Artigos novos direto no seu Email

Mantenha-se sempre informado com os conteúdos da Brasil Paralelo. Cadastre-se!

Nome*

E-mail*

Telefone*

QUERO RECEBER

O que é a teoria malthusiana?

A teoria malthusiana, desenvolvida por Thomas Robert Malthus, é uma teoria demográfica que afirma que os recursos naturais vão acabar se a humanidade continuar crescendo.

Para o economista inglês, a população se desenvolve em progressão geométrica enquanto os recursos naturais se desenvolvem em progressão aritmética. Mas o que isso quer dizer?

Ele quis dizer que em pouco tempo a população será tão grande, que não possuirá mais alimento para todos, além de outros recursos. Malthus afirmou que isso aconteceria em 200 anos após sua suposta descoberta.

Como ele escreveu no ano 1798, era de se esperar que sua teoria se cumprisse no ano de 1998.

Malthus chegou a afirmar:

"O poder da população é indefinidamente maior que o poder da terra para produzir subsistência para o homem".

Um dos principais motivos que levou Thomas Malthus a elaborar sua teoria foi a grande fome que a Inglaterra enfrentou antes da publicação de sua principal obra. Problema que se repetiria alguns anos depois no país.

Teoria neomalthusiana

Foi elaborada no início do século XX e tem como um de seus principais expoentes William Vogt e Garret Hardin. Assim como na teoria malthusiana, afirma que haverá falta de alimento para uma superpopulação mundial.

A diferença entre a teoria malthusiana e a teoria neomalthusiana fica mais clara por meio de uma comparação entre elas.

Soluções para o problema população x alimento segundo Malthus

Como solução para este problema urgente, Thomas Malthus fez as seguintes proposições:

respondido por: luceliasfmour
2

Resposta:

Explicação:

As principais teorias demográficas são: a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a transição demográfica. Essas teorias são instrumentos utilizados para o crescimento da população. Entre os fatores considerados estão o crescimento natural ou vegetativo e a taxa de migração

malthusiana:A Teoria Malthusiana, ou Malthusianismo, foi elaborada por Thomas Robert Malthus no ano de 1798 e defendia que a população cresceria em ritmo acelerado, superando a oferta de alimentos, o que resultaria em problemas como a fome e a miséria.

neomalthusiana:A Teoria Neomalthusiana é uma teoria demográfica criada na segunda metade do século XX, como uma releitura da Teoria Malthusiana, que tem como ponto elementar a preocupação com o crescimento populacional exacerbado. Os neomalthusianos argumentam que o crescimento demográfico gera a ampliação da pobreza

a reformista:Ela defende que é preciso enfrentar os problemas sociais e econômicos para que exista o controle espontâneo de natalidade. O número de filhos cai à medida que as famílias são atendidas com serviços de melhor qualidade e elevam o padrão de vida.

a transiçao demografica :explica uma mudança específica na dinâmica demográfica, que é a queda acentuada das taxas de fecundidade, de natalidade e de mortalidade. Essa teoria foi proposta considerando-se as relações entre o crescimento populacional e desenvolvimento socioeconômico.

Perguntas similares