"Chega o Ano Novo, mas os nossos grandes problemas estão nos velhos hábitos situados naquela zona malandra centrada entre o Estado (essa milionária máquina gerencial pública com suas regras opostas ao bom-senso) e a sociedade. Nós, os cidadãos comuns que não recebemos milionários auxílios-residência, não temos licença-prêmio ou atrasados a receber e nem fomos eleitos para algum cargo público com o propósito de usá-lo para virarmos nobres e, melhor que isso, ficarmos fora do alcance da lei. Nós, os comuns, não temos emprego - temos impostos e trabalho!"
Respostas
Sobre o texto apresentado de Roberto DaMatta e o termo “mas” utilizado na primeira linha do texto é correto o que se afirma na letra a serve de conexão entre as ideias opostas de um “ano novo” e “velhos hábitos”.
Utilização do mas
O "Mas" mencionado no inicio do texto pode ser considerado como conetivo presente, isto é, produz a ideia de coesão mas também é utilizado como meio que promove semelhança e proximidade entre o ano novo que está por vir e o ano velho que está acabando. Sendo assim, evidencia que o ano velho não está tão distante assim.
Complemento da questão
Escolha uma:
a. Serve de conexão entre as ideias opostas de um “ano novo” e “velhos hábitos”.
b. Explica que os grandes problemas continuarão existindo apesar do Ano Novo.
c. Faz referência aos problemas existentes entre o estado e a sociedade.
d. Pode ser substituído pela conjunção “portanto” sem alteração do sentido.
e. Introduz uma ideia nova que se refere à vida que o cidadão comum leva.
Entenda mais sobre coesão aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/11357683
#SPJ4
Resposta:
serve se conexão entre as ideias opostas de um. "ano novo" e "velhos habitos"
Explicação: