• Matéria: Matemática
  • Autor: luciodlsalustiano
  • Perguntado 3 anos atrás

Na expressão:
6÷2(2+1)=?
Eu estaria errado enxergando os parenteses não como uma soma entre parenteses (e que, por tanto, devo começar com a soma), mas sim como uma distributiva?
Ficaria: 6÷distributiva
Onde distributiva = 2(2+1)
Nesse caso, teríamos uma divisão e uma sucessão de multiplicações (distributiva), que por terem a mesma precedência, devem ser resolvidas da esquerda pra direita.

Assim:
6÷2(2+1)=
3(2+1)=
6+3=9.

Eu sei que não alterou o resultado, mas essa ambiguidade da matemática deve ser considerada... Talvez mudando a expressão haja diferença entre resolver por parenteses ou distributiva.

Respostas

respondido por: Maryspng
1

Resposta:

Realmente, em alguns casos essa distribuição facilitaria a equação, mas também pode não funcionar e resultado ficaria errado. De qualquer forma acho que método pelo parênteses seria mais seguro no caso

respondido por: chuvanocampo
1

Olá. Excelente pergunta. Revela que você está raciocinando, crescendo. Parabéns.

A matemática é uma ciência exata. Para que isso seja possível é necessário que todos, em qualquer país do mundo, possam sempre chegar ao mesmo resultado, independentemente de sua cultura, idioma ou sistema político. É por esse motivo que a matemática é baseada em regras e padrões.

Na resolução de equações temos 2 regras de precedência a observar: a dos sinais de agrupamento e a das operações. Os sinais de agrupamento devem ser observados sempre em 1º lugar, e as operações devem respeitá-los, sendo a sua ordem de resolução organizada por eles. Assim sempre teremos o mesmo resultado no Brasil, no Nepal, na Tailândia...

Sendo assim, se seguirmos as regras teremos primeiro a solução dos parêntesis. Depois teremos no mesmo grau de precedência duas operações, divisão e multiplicação, que devem ser resolvidas da esquerda para a direita, na ordem em que aparecerem para evitar confusão e erro no resultado.

6 ÷ 2(2+1) =

= 6 ÷ 2(3), (ou também 6÷2*3)

Aqui foi meu erro pelo cansaço, e muito comum de acontecer. Devemos atentar para que há primeiramente uma divisão, ou mesmo fração, e depois uma multiplicação.

= 3 *3

= 9

Todavia, agora sim, se fossem acrescentados outros sinais de agrupamento a ordem de resolução poderia ser alterada:

6 ÷ [2(2+1)] =

= 6 ÷ [2(3)]

= 6 ÷ [6]

= 6 ÷ 6

= 1

Ou também, pela distributiva:

6 ÷ [2(2+1)] =

= 6 ÷ [2*2 +2*1]

= 6 ÷ [4 +2]

= 6 ÷ 6

= 1

Ou seja, para evitar acidentes devemos sempre observar e seguir a sinalização de trânsito. No caso da matemática, observar prioridades de resolução, e escrever os sinais que organizam os agrupamentos sempre que necessário para evitar ambiguidades de interpretação e consequentes erros de cálculo.

E dormir na hora certa, preservando corpo e mente. ^^)

Abraços.

Bons estudos.

Anexos:

chuvanocampo: A propriedade distributiva ocorre em três casos, e é sempre relativa à operação de multiplicação: propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição: a(b+c); propriedade distributiva da multiplicação em relação à subtração: a(b-c); propriedade distributiva composta: (a+b)(c+d), que é quando você tem a multiplicação de duas ou naus somas algébricas.
chuvanocampo: (corrigindo, duas ou mais)
chuvanocampo: Quando os valores são numéricos conseguimos efetuar as operações pela soma dos valores entre parêntesis tranquilamente, ou utilizar da propriedade distributiva. Foi o que ocorreu no seu exercício. 6 ÷ 2(2+1) = 6 ÷ 2*3 = 6 ÷ (4 +2). Na explicação com colchetes ficou apenas mais evidenciado que poderíamos tratar esta parte separadamente, sem preocupações com a divisão.
chuvanocampo: Isto porque a ideia era mostrar a relevância do uso dos sinais de agrupamento como um realce, que aqui no Brainly comumente os participantes não usam, e os exercícios caem frequentemente em ambiguidade.
chuvanocampo: De outra forma, quando os valores em vez de numéricos são literais, o uso da propriedade distributiva se torna mais prevalente, devido aos valores tratados serem desconhecidos,
chuvanocampo: Daí então 4(m-5b) - 3÷ [5(3b+8n)] = 4m -20b -3÷(15b+40n) poderia ser mais facilmente desenvolvido pela distributiva do que pela soma ou subtração, já que os valores dados não utilizam a mesma variável.
chuvanocampo: CORREÇÃO -Voltando agora novamente ao exercício devo me corrigir, pois realmente cometi um erro devido ao cansaço de estudar até de madrugada, como foi desta última vez. De fato o resultado do exercício é 9, como você disse, e não 1, se seguirmos corretamente da esquerda para a direta, como manda o script.
chuvanocampo: Portanto o 2 está afivelado à divisão, o que nos dá primeiramente a fração 6/2, e só depois entram em questão os parentesis com a soma. Daí, 6 ÷ 2(2+1) = 3(3) = 9, ou, se preferir retirar os parêntesis e utilizar o sinal da operação, 6 ÷ 2(2+1) = 3*3 = 9.
chuvanocampo: Então, quanto à sua primeira pergunta, sim, os parêntesis e quaisquer outros sinais de agrupamento são retirados quando não são mais necessários, ou seja, quando não passam informação nova, ou sua dispensa não gera dubiedade no entendimento. Em 6 ÷ 2(2+1) = 6 ÷ 2(3) o parêntesis está denotando operação de multiplicação entre 2 e 3. Poderia ser retirado sem problemas se fosse substituído pelo sinal da operação multiplicação.
chuvanocampo: Resposta corrigida. Abraços.
Perguntas similares