• Matéria: História
  • Autor: Lirihsilva8380
  • Perguntado 3 anos atrás

16. (Ufg) O governo da República romana estava dividido em três corpos tão bem equilibrados em termos de direitos que ninguém, mesmo sendo romano, poderia dizer, com certeza, se o governo era aristocrático, democrático ou monárquico. Com efeito, a quem fixar a atenção no poder dos cônsules a constituição romana parecerá monárquica; a quem fixá-la no Senado ela mais parecerá aristocrática e a quem fixar no poder do povo ela parecerá claramente democrática. Políbios descreve a estrutura política da República romana (509-27 a. C. ), idealizando o equilíbrio entre os poderes. Não obstante, a prática política republicana caracterizou- se pela a) organização de uma burocracia nomeada a partir de critérios censitários, isto é, de acordo com os rendimentos. B) manutenção do caráter oligárquico com a ordem equestre dos "homens novos" assumindo cargos na administração e no exército. C) adoção da medida democrática de concessão da cidadania romana a todos os homens livres das províncias conquistadas. D) administração de caráter monárquico com o poder das assembleias baseado no controle do exército e da plebe. E) preservação do caráter aristocrático dos patrícios que controlaram o Senado, a Assembleia centuriata e as magistraturas

Respostas

respondido por: andre77mantovani
0

Resposta: "E) preservação do caráter aristocrático dos patrícios que controlaram o Senado, a Assembleia centuriata e as magistraturas"

Explicação:

Realmente o governo estava bem equilibrado na divisão distribuída entre os poderes, mas não bastava para quebrar a característica aristocrática com um senado e uma assembleia tão manipuláveis.

Perguntas similares