• Matéria: Biologia
  • Autor: familialuz6441
  • Perguntado 3 anos atrás

(PUC-PR) Os fungos basidiomicetos lignocelulolíticos também são utilizados para biodegradação de substâncias químicas recalcitrantes à degradação biológica no meio ambiente. Esse interesse baseia-se na capacidade desses organismos de degradar diversas moléculas poluentes como pesticidas clorados (DDT), dioxinas (2, 3, 7, 8 – tetraclorodibenzo-p-dioxina), hidrocarbonetos aromáticos (benzo-α-pireno), além de bifenilas policloradas, pentaclorofenol e hexaclorobenzeno. A capacidade desses fungos em degradar tais substâncias está relacionada ao sistema enzimático inespecífico que possuem, capaz de desestabilizar moléculas com grande estabilidade química, além do fato de lançarem as enzimas no substrato onde colonizam, característica de todos os fungos, e, dessa maneira, sofrendo menos a ação tóxica dessas substâncias. Fonte: http://www. Biodiversidade. Pgibt. Ibot. Sp. Gov. Br/Web/pdf/Fungos_Ricardo_ Silva_e_Glauciane_Coelho. Pdf. Acesso em: 11. 5. 13. Sobre as vantagens de utilização desses fungos em processos de biorremediação, marque a alternativa CORRETA. A produção de compostos químicos que não participam facilmente dos ciclos globais de carbono, nitrogênio e enxofre originaram grave problema de poluição para o meio ambiente; com a fotossíntese, os fungos degradam esses compostos tóxicos. B Os fungos basidiomicetos lignocelulolíticos promovem a degradação de solos, resíduos e efluentes industriais contaminados com substâncias recalcitrantes como o DDT, podendo minimizar a magnificação trófica. Com a biorremediação, não há mais necessidade de proibição do uso de agrotóxicos como DDT, pois os fungos irão degradar esses compostos através de seu sistema enzimático específico. D Uma das vantagens da biorremediação é o custo, pois os fungos basidiomicetos que conseguem utilizar elementos tóxicos estão presentes em ambientes inóspitos, realizando fotossíntese mesmo na ausência de material orgânico. E Além de ser de baixo custo, pode resultar na transformação dos contaminantes em produtos finais nocivos e não biodegr

Respostas

respondido por: Alexv11
0

A alternativa correta em relação aos basidiomicetos é a alternativa B, essa que menciona que os fungos basidiomicetos lignocelulolíticos promovem a degradação de solos, resíduos e efluentes industriais contaminados com substâncias recalcitrantes como o DDT, podendo minimizar a magnificação trófica através da ação enzimática.

Ação Enzimática

As enzimas nada mais são do que formas celulares compostas de proteínas específicas que tem como função principal a degradação de algumas substâncias, essas que são específicas para cada enzima, ou seja, todas as enzimas possuem um tipo de substrato específico que realizam a degradação.

Essa especificidade ocorre muito por conta de um sistema de chave-fechadura presente nas enzimas, ou seja, é necessário que o substrato seja específico para encaixar nesse sistema, gerando então os subprodutos.

Leia mais sobre enzimas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2243549

#SPJ4

Perguntas similares