2Os relatos históricos da chegada dos portugueses no território brasileiro possuem marcantes características idealizadoras com menções à beleza das paisagens, diversidade alimentar, águas limpas, clima ameno e um povo saudável. Contudo, o encantamento com o paraíso tropical brasileiro foi logo substituído por uma visão de inferno onde poucas eram as chances de sobrevivência para colonizadores e escravos (BERTOLLI FILHO, 2011). Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir: I- Ao longo do período colonial, as questões relacionadas à saúde não estavam restritas aos cuidados médicos. O acesso à medicina era de exclusividade dos setores dominantes da sociedade. PORQUE II- Os contatos com os cuidados médicos nos padrões da medicina tradicional constituíam uma realidade fora do alcance para os mais pobres e, ainda mais distante, para os escravos. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: BERTOLLI FILHO, Claudio. História da saúde pública no Brasil. São Paulo: Atica, 2011
Respostas
A resposta para o texto sobre a chegada dos portugueses no território brasileiro é: ambas as asserções estão corretas e a segunda completa a primeira.
A saúde no Período Colonial (1500 - 1822)
Durante o período colonial a saúde era exercida por um pequeno grupo de médicos, cirurgiões e dentistas, com formação na Europa, mas a maioria do povo não tinha acesso à essas facilidades.
O serviço de saúde era exclusividade das camadas mais altas da população, ou seja, os médicos atendiam somente nas maiores cidades, onde o atendimento era voltado apenas para a elite.
A medicina não alcançava os mais pobres e, ainda menos, os escravos que utilizavam curandeiros e os cuidados médicos oferecidos pelas ordens religiosas, como os existentes na Santa Casa da Misericórdia.
Na realidade, em vez de oferecer tratamento médico, era mais prático substituir o escravo doente.
Saiba mais sobre o Período Colonial em: https://brainly.com.br/tarefa/771243
#SPJ4