[ENEM] TEXTO IA nossa luta é pela democratização da propriedade da terra, cada vez mais concentrada em nosso país. Cerca de 1% de todos os proprietários controla 46% das terras. Fazemos pressão por meio da ocupação de latifúndios improdutivos e grandes propriedades, que não cumprem a função social, como determina a Constituição de 1988. Também ocupamos as fazendas que têm origem na grilagem de terras públicas. Disponível em: www. Mst. Org. Br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado). TEXTO IIO pequeno proprietário rural é igual a um pequeno proprietário de loja: quanto menor o negócio mais difícil de manter, pois tem de ser produtivo e os encargos são difíceis de arcar. Sou a favor de propriedades produtivas e sustentáveis e que gerem empregos. Apoiar uma empresa produtiva que gere emprego é muito mais barato e gera muito mais do que apoiar a reforma agrária. LESSA, C. Disponível em: www. Observadorpolitico. Org. Br. Acesso em: 25 ago. 2011 (adaptado). Nos fragmentos dos textos, os posicionamentos em relação à reforma agrária se opõem. Isso acontece porque os autores associam a reforma agrária, respectivamente, àA redução do inchaço urbano e à crítica aominifúndio camponês. B ampliação da renda nacional e à prioridade aomercado externo. C contenção da mecanização agrícola e ao combateao êxodo rural. D privatização de empresas estatais e ao estímuloao crescimento econômico. E correção de distorções históricas e ao prejuízoao agronegócio
Respostas
Sobre os diferentes posicionamentos quanto à reforma agrária presentes no texto, está correta a alternativa: E- correção de distorções históricas e ao prejuízo ao agronegócio.
As diferentes visões sobre a Reforma Agrária
Em um país de passado colonial e economia altamente dependente do agronegócio estruturado em latifúndios e intensa mecanização, a reforma agrária é geralmente vista como um grande perigo, geradora de prejuízos.
Porém, uma outra visão possível é a de que esse sistema onde há grandes extensões de terras nas mãos de pouquíssimos proprietários é, para além de injusto e exclusivo, pouco produtivo para a sociedade em geral. Essas pessoas então defendem uma redistribuição de terras, chamada reforma agrária.
Para saber mais sobre reforma agrária, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/8906859
#SPJ4