Perguntas sobre o filme balé mecânico (1924):
1) Você gostou do filme? Explique a sua posição
2) No balé mecânico, entre formas geométricas, piscar de olhos, sorriso, balanço, o que mais chamou a sua atenção? Explique
3) Quais estratégias são utilizadas para dar movimento às formas?
4) A cena do sorriso e do balanço, recorrente no filme, traz um movimento repetido mecanicamente. Qual seria, na sua opinião, a intencionalidade dessas cenas?
5) As formas geométricas, os recortes, a repetição podem ser observados em produções audiovisuais atuais. Indique um videoclipe que você considera que explora elementos e/ou estratégias semelhantes à utilizada no Balé Mecânico.
Respostas
1) Sim. Gostar ou não é uma avaliação subjetiva e vai variar conforme o espectador, mas o filme é muito interessante e, inclusive, surpreendente.
Balé Mecânico continua desafiando e intrigando audiências quase 100 anos depois de seu lançamento.
2) As formas geométricas quase aleatórias que ficam aparecendo são muito interessantes. Elas encontram correspondência em objetos que vão aparecendo nas cenas. Também fazem a integração com a trilha sonora.
3) A edição tem cortes rápidos. Cada imagem aparece por poucos segundos. E muitas das imagens têm, elas próprias, movimento, como o balanço. Também há um efeito óptico através de espelhos em movimento na frente da lente, criando um movimento de caleidoscópio.
4) A integração entre movimento e a trilha sonora é muito importante dentro do filme. A edição rápida segue a música. Ambos, som e imagem, têm elementos repetitivos.
- A repetição também tem um efeito hipnótico, envolvendo o espectador.
- Uma mensagem logo no início destaca a então nova tecnologia do som. Uma versão prévia era muda.
5) Vários recursos se tornaram muito comuns no cinema e na tevê atuais:
- Os cortes rápidos.
- Os fotogramas com imagens estáticas mostradas rapidamente.
- A edição com imagens em movimento.
- A integração com a trilha sonora agitada.
Todos esses elementos podem ser vistos, por exemplo, no movimentado videoclipe da música The Club is Jumping, do DJ brasileiro Alok. Embora se trate de imagens de show, muitos dos recursos de Balé Mecânico estão lá.
O cinema experimental de Balé Mecânico
O exercício trata do filme Balé Mecânico, de 1924, de Fernand Léger e Dudley Murphy. Há participação, na edição, do fotógrafo Man Ray, um dos mais famosos integrantes do modernismo. O filme tem 16 minutos.
O filme é classificado como dadaísta ou cubista. Entre as características que o vinculam ao modernismo está a narração que não é baseada em história, mas em movimentos e fluxos da edição.
Continue aprendendo sobre a história do cinema aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/50154299
#SPJ1