Uma vez que eu estava atrasado, precisei pegar o ônibus correndo. qual é o desvio gramatical nesta frase?
Respostas
Resposta:
Uma vez que eu estava atrasado, precisei pegar o ônibus , logo
Explicação:
O desvio gramatical da questão está na posição da locução conjuntiva “uma vez que”. O correto é escrever: “Precisei pegar o ônibus correndo, uma vez que eu estava atrasado” (e, não, “Uma vez que eu estava atrasado, precisei pegar o ônibus correndo”).
Locuções conjuntivas têm a função de ligar orações
Locução conjuntiva é o conjunto de duas ou mais palavras com valor de conjunção. Ou seja, a locução conjuntiva tem a função de ligar orações; tem função conectiva.
Locuções conjuntivas podem ser classificadas em coordenativas (quando ligam orações independentes) e subordinativas (quando ligam orações que dependem uma da outra).
Na questão, temos uma locução conjuntiva subordinativa causal (“uma vez que”), pois ela exprime a ideia de causa.
Gramaticalmente falando, costuma-se colocar primeiro a consequência e, depois, a causa. Portanto, o correto é: “Precisei pegar o ônibus correndo, uma vez que eu estava atrasado”.
Entre as principais locuções conjuntivas, estão: "a fim de que", "à medida que", "apesar de", "à proporção que", "contanto que", "de maneira que", "quanto mais" e "uma vez que".
Na questão, também podemos considerar como desvio gramatical (de ambiguidade) a posição da palavra “correndo”. Do jeito que está, pode gerar dúvida: quem estava correndo: eu ou o ônibus? Isso por conta da proximidade das palavras “ônibus” e “correndo”.
Para evitar tal ambiguidade, o ideal é escrever: “Precisei pegar correndo o ônibus, uma vez que eu estava atrasado”. (e, não, “Precisei pegar o ônibus correndo, uma vez que eu estava atrasado”).
Veja exercícios sobre locuções conjuntivas em: https://brainly.com.br/tarefa/23144794
#SPJ2