6. Eduardo Galeano foi um escritor latino-americano, que escreveu um livro intitulado As veias abertas da América Latina. Leia um trecho do livro e depois responda.
É a América Latina, a região das veias abertas. Desde o descobrimento até nossos dias, tudo se transformou em capital europeu ou, mais tarde, norte-americano, e como tal tem-se acumulado e se acumula até hoje nos distantes centros de poder. Tudo a terra, seus frutos e suas profundezas, ricas em minerais, os homens e sua capacidade de trabalho e de consumo, os recursos naturais e os recursos humanos.
Leia as afirmações abaixo. Em seu caderno, indique a alternativa incorreta e mencione o erro presente nela.
a) O texto afirma que, desde a chegada do colonizador à América Latina, ocorreu a exploração das riquezas do continente, que serviu para o enriquecimento das metrópoles.
b) O texto afirma que tanto as riquezas naturais quanto o trabalho humano, serviram para enriquecer os países europeus e depois os Estados Unidos.
c) O autor do texto, quando se refere à América Latina como "veias abertas", utiliza-se dessa expressão para fazer uma comparação com o corpo humano, a fim de mostrar que corre muito sangue, em vir tude dos grandes conflitos étnicos ocorridos no continente.
d) O trecho do texto nos ajuda a explicar por que hoje a maioria dos países latino-americanos tem como base de suas exportações os produtos minerais e agrícolas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
letra D
Explicação:
O trecho não fala sobre exportações e produtos minerais e agrícolas dos países Latino-americanos
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás