Respostas
Resposta:
interessados em concentrar o poder em suas mãos
Resposta:
Nessa aliança, a burguesia contribuía com o dinheiro e o rei, com medidas políticas que favoreciam o comércio. O dinheiro da burguesia facilitava aos reis a organização de um exército para impor sua autoridade à nobreza feudal.
A burguesia sempre visa interesses próprios, mas existem fatores no contexto histórico da situação que dão ênfase nos detalhes.
Ao apoiar os reis a burguesia se apropria do benefício para a expansão do comércio, fortalecimento do Estado-nação, aumento dos impostos para o pagamento de exércitos profissionais, comprar a submissão e a fidelidade da nobreza ao rei.
Esses interesses eram imediatos, mas também tinham interesses em trocas de favores que pudessem se concretizar no futuro. Assim a burguesia esperava o reconhecimento de seus feitos.
Explicação:
O dinheiro da burguesia facilitava aos reis a organização de um exército para impor sua autoridade à nobreza feudal. Com isso, formar-se-iam em diversas regiões da Europa monarquias com poder centralizado, nas quais os reis detinham grande parte do poder.
Para a burguesia era interessante apoiar esta mudança política pois a centralização política aboliria as "barreiras" que existiam no comércio entre os feudos e garantiria a segurança nas estradas.
Além disto, ao apoiar as monarquias nacionais na sua luta contra os senhores feudais os burgueses estavam apostando que, se saíssem vencedores, seriam recompensados por sua lealdade pelo rei. Estas "recompensas" aconteciam na forma da concessão, por parte do Estado Unificado, de monopólios comerciais aos grupos burgueses que haviam se demonstrado leais.
Conceda o teu LIKE! LIKE! LIKE! LIKE! LIKE! LIKE! LIKE!