• Matéria: Biologia
  • Autor: kliviam703
  • Perguntado 3 anos atrás

MOMENTO 3-DNA E RNA 3.1 Em outros momentos, você já viu um pouco da estrutura do DNA. Você se lembra? Agora iremos ver o que é o RNA, um outro ácido nucleico importante para a síntese de aminoácidos e proteínas no corpo dos seres vivos. Em duplas, elaborem um esquema ou ilustração relacionando as prin- cipais diferenças entre DNA e RNA, com um resumo, no formato de texto ou tabela. 3.2 Façam a leitura compartilhada do texto do quadro a seguir. Após a leitura, elaborem um mapa mental com os principais conceitos e apresente-o para os colegas. O DNA é hereditário, ou seja, transmitido de geração a geração, carregando informações que permitem que os fatores hereditários, ou genes, sejam repassados. O DNA possui características que permitem que essa "transmissão" ocorra. Uma dessas características é a capacidade de autoduplicação (ou replicação), além da capacidade de transcrição, ou síntese de RNA, e tradução, síntese de proteínas, a partir dos aminoácidos formados pelo RNA. Texto elaborado para o material.​

Respostas

respondido por: irisrava
3

Resposta:

3.1 A principal diferença entre esses dois ácidos nucleicos é que o DNA é o responsável pelo armazenamento da informação genética utilizada no desenvolvimento dos organismos vivos, enquanto o RNA é o responsável por sintetizar proteínas. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.

3.2 DNA
Definição: O DNA, ou ADN em português, é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus. Os genes do DNA são expressos através das proteínas que seus nucleotídeos produzem com a ajuda do RNA.
Significado: Ácido desoxirribonucleico
Função: Armazenar informação genética, controlar atividade celular e produzir RNA.
Estrutura: Duas cadeias helicoidais. Suas cadeias são longas e possuem milhares de nucleótidos.
Tipo de açúcar (pentose): Açúcar desoxirribose.
Bases nitrogenadas: As bases são citosina, guanina, adenina e timina.
Estabilidade química: Muito estável.
Origem: Replicação.
Resistência: Mais resistente à hidrólise.
Forma: Apresenta uma forma básica.
Localização: O DNA é encontrado no núcleo de uma célula. Existe também o DNA mitocondrial, que se encontra na mitocôndria.
Replicação: O DNA é auto-replicante.

RNA
Definição: RNA é um ácido nucleico responsável pela síntese de proteínas da célula. As várias formas de RNA sintetizam essas proteínas de acordo com as informações contidas no DNA.
Significado: Ácido ribonucleico.
Função: Sintetizar proteínas e transferir informação do DNA até o local de síntese de proteínas na célula.
Estrutura: Uma cadeia. Possui cadeia curta com centenas de nucleótidos.
Tipo de açúcar (pentose): Açúcar ribose.
Bases nitrogenadas: As bases são citosina, guanina, adenina e uracila.
Estabilidade química: Pouco estável.
Origem: Transcrição.
Resistência: Menos resistente à hidrólise.
Forma: Pode ser mensageiro, transportador ou ribossômico.
Localização: Varia de acordo com o tipo de RNA, podendo ser encontrado no núcleo de uma célula, no citoplasma e no ribossomo.
Replicação: O RNA é sintetizado a partir do DNA.

Explicação:

DNA e RNA são ácidos nucleicos encontrados em praticamente todas as células humanas. Eles são responsáveis pela transmissão de caracteres hereditários e pela produção de proteínas compostas, que são o principal constituinte dos seres vivos.

DNA, que significa Ácido desoxirribonucleico, são as moléculas que contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus. Ele é encontrado no núcleo de uma célula (DNA nuclear) ou nas mitocôndrias (DNA mitocondrial).

O DNA é formado por duas cadeias na forma de uma dupla hélice, que são constituídas por um açúcar, um grupo fosfato e pelas bases nitrogenadas, que podem ser a Citosina, Guanina, Adenina e Timina.

A dupla hélice é um fator essencial na replicação do DNA durante a divisão celular, onde cada hélice faz uma cópia de si mesmo.

Durante a transcrição do DNA, o RNA é formado. Essa molécula é complementar ao DNA, ajudando a realizar as funções do DNA.

Ele possui uma cadeia simples, constituída por uma ribose (açúcar), por um fosfato e bases nitrogenadas, que podem ser a Citosina, Guanina, Adenina e Uracila.

Em ambos, as bases nitrogenadas estão ligadas ao esqueleto de açúcar e fosfato. Porém, no DNA, cada base é atribuída à uma base nitrogenada parceira na segunda fita. A adenina se liga à timina e a citosina à guanina.

No RNA, a adenina se liga à uracila, enquanto a citosina se liga à guanina. Como ela é uma molécula de cadeia simples, o RNA dobra-se para se ligar às suas bases nitrogenadas, embora nem todas se associem.

Função do DNA e do RNA

As informações genéticas, que são as responsáveis pelas distinções entre os organismos vivos, são encontradas nas fitas de DNA.

A informação genética no DNA é o que faz com que as plantas, os animais e os humanos tenham suas formas específicas. Ela também é responsável pelas características das pessoas, como cor de cabelo, pele e tamanho.

Já o RNA é o responsável pela síntese de proteínas da célula, e cada tipo de RNA possui uma diferente função.

Tipos de RNA

Existem três tipos de RNA, o RNA mensageiro (mRNA ou RNAm), o RNA transportador (tRNA ou RNAt) e o RNA ribossômico (rRNA ou RNAr). Essas três moléculas são necessárias para a síntese proteica.

RNA mensageiro

O RNA mensageiro é uma cópia de uma das fitas do DNA, e carrega as informações genéticas do núcleo para o citoplasma de uma célula, onde será produzida a proteína.

RNA transportador

O RNA transportador está localizado no citoplasma celular e ele transporta os aminoácidos que serão utilizados na formação das proteínas até os ribossomos, onde acontecerá a síntese das proteínas.

RNA ribossômico

O RNA ribossômico está localizado no ribossomo. Quando sintetizados, os rRNA se acumulam, formando os nucléolos, que se combinam com as proteínas para originar os ribossomos.

Anexos:
Perguntas similares