2)Segundo a nota que acompanha a letra da canção, o texto incorpora alguns versos de Joaquim de Sousândrade e de Castro Alves, ambos poetas do século XIX. Observe os versos de Sousandrade, na primeira estrofe. a) Em todos os versos dessa estrofe, há inversão sintática. Coloque os versos na ordem direta. b) A que essa estrofe se refere?
Respostas
a) Realizando a ordem direta dos versos em inversão sintática de Sousândrade, temos a reescrita da seguinte maneira:
Resplandeciam as balseiras na luz -
ah! Que dia de verão formoso!
Dragão dos mares, - lhe rugiam na asa
Vagas, indômito vulcão no bojo!
O Guesa errante sombrio, no convés
Passeava de uma lado para o outro
Mudo, inquieto, rápido, inconstante,
E o manto que trajava em desalinho.
Agora que você viu como fazer, use como molde e termine a estrofe. Lembre-se a inversão sintática usa o complemento antes do verbo. Na ordem direta é necessário que escreva como falamos geralmente: verbo + complemento.
b) A estrofe se refere à Guesa, figura lendária que está em um barco se mudando. Guesa significa "errante" e "sem lar", a lenda diz que a criança é roubada de seus pais e deve cumprir o seu destino longe.
Quem foi Sousândrade?
Poeta do século XIX, Sousândrade pertenceu a geração dos românticos. Mais especificamente a terceira, conhecida com condoreira.
O escritor Brasileiro, Maranhense, tem por obra mais conhecida a "Guesa errante", do enunciado. Um viajante, Sousândrade conheceu diversos lugares, e após sua morte e anos de esquecimentos, de suas obras, só teve análises 50 anos depois, quando os irmãos Augusto e Haroldo de Campos, decidiram fazer uma obra com reflexões acerca de seus trabalhos.
Complemento do enunciado:
Poema "Guesa errante".
Entenda mais sobre romantismo em: https://brainly.com.br/tarefa/5839093
#SPJ1