O que o autor quer dizer com a seguinte definição (...) A competência não se reduz ao saber, tampouco ao saber-fazer, mas sim à sua capacidade de mobilizar e aplicar esses conhecimentos e capacidades numa condição particular, onde se colocam recursos e restrições próprias à situação específica. Alguém pode conhecer métodos modernos de resolução de problemas e até mesmo ter desenvolvido habilidades relacionadas à sua aplicação, mas pode não perceber o momento e o local adequados para aplicá-los na sua atividade. (...) A competência, portanto, não se coloca no âmbito dos recursos (conhecimentos, habilidades), mas na mobilização desses recursos e, portanto, não pode ser separada das condições de aplicação (RUAS, 1999, p. 4).?
Respostas
Basicamente, o autor citado está definindo o conceito de competência, que ele identifica como a combinação de três aspectos:
- Conhecimento, que é o saber.
- Know-how ou saber fazer, que é o domínio da forma de execução.
- Mobilização, que é a capacidade de empregar os recursos na hora e local adequados.
O exercício utiliza o conceito de competência de Roberto Lima Ruas, detalhado em "A problemática do desenvolvimento de competências".
A competência e a união de capacidades
A definição de competência apresentada no excerto também salienta que essa capacidade profissional e gerencial é uma união de fatores, não se restringindo ao domínio técnico ou sequer à capacitação operacional, mas também envolvendo visão estratégica e capacidade de articulação.
Outros autores têm formas diferentes de definir o mesmo conceito. Daniel Goleman, por exemplo, define a inteligência emocional como a capacidade de gerir emoções, o que também considera parte necessária da eficácia e competência.
Continue aprendendo sobre competência aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/47632190
#SPJ1