13 No trecho a seguir, conjugue os verbos entre parênteses no passado. Siga o modelo do verbo capturar. Numa floresta, as espécies vegetais que capturaram (capturar) mais car- (ser), em geral, as árvores grandes e bono da atmosfera de madeira dura. Ao mesmo tempo, elas também (costumar) produzir as maiores sementes. Por isso, (precisar) de grandes animais para espalhá-las por aí. A anta (ser) uma grande parceira nesse trabalho-mas não a única: na Mata Atlântica, por exemplo, os muriquis e as jacutingas também (ajudar) a dispersar grandes sementes.
Respostas
Resposta:
No trecho a seguir, conjugue os verbos entre parênteses no passado. Siga o modelo do verbo capturar. Numa floresta, as espécies vegetais que capturaram (capturar) mais car- (ser), em geral, as árvores grandes e bono da atmosfera de madeira dura. Ao mesmo tempo, elas também (costumar) produzir as maiores sementes. Por isso, (precisar) de grandes animais para espalhá-las por aí. A anta (ser) uma grande parceira nesse trabalho-mas não a única: na Mata Atlântica, por exemplo, os muriquis e as jacutingas também (ajudar) a dispersar grandes sementes.
CAPTURAR - pretérito perfeito
Eu capturei
Tu capturaste
Ele capturou
Nós capturamos
Vós capturastes
Eles capturaram.
SER - pretérito perfeito.
Eu fui
Tu foste
Ele foi
Nós fomos
Vós fostes
Eles foram.
COSTUMAR - pretérito perfeito.
Eu costumei
Tu costumaste
Ele costumou
Nós costumamos
Vós costumastes
Eles costumaram
PRECISAR - pretérito perfeito.
Eu precisei
Tu precisaste
Ele precisou
Nós precisamos
Vós precisastes
Eles precisaram
AJUDAR - pretérito perfeito.
Eu ajudei
Tu ajudaste
Ele ajudou
Nós ajudamos
Vós ajudastes
Eles ajudaram.
Explicação:
1) > Em virtude de o verbo SER estar destacado em duplicidade, optei por conjugá-lo apenas uma vez.
2) > Como a questão não especifica qual é o pretérito (passado), optei por apresentar o mais comum (pretérito perfeito).