Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
respondido por:
0
Uma sugestão é fazer um diálogo cômico ou irônico. A cena não seria uma recriação de um encontro de verdade entre um português e um índio, mas uma brincadeira sobre como esse confronto de ideias e culturas envolveu disparidades.
Abaixo, uma sugestão de como o diálogo poderia ser trabalhado. A ideia deve ser adaptada com suas próprias palavras.
Sugestões para encenar um diálogo entre índio e português
Dois alunos entram e se apresentam. Um deles tem parte do rosto pintada e representa um índio. O outro carrega uma pá e é o português.
- ÍNDIO - Olá. Vamos apresentar uma peça chamada O Índio e o Português.
- PORTUGUÊS - Esta peça tem dois personagens. Veja só. São um índio e um português!
- ÍNDIO - Surpreendente.
- PORTUGUÊS - Eu sou o português.
- ÍNDIO - Eu sou, obviamente, o índio.
- PORTUGUÊS - Outra coisa importante. Nós não somos um português e um índio de verdade, embora vocês jamais notassem isso se a gente não falasse.
- ÍNDIO - Sim. E o diálogo que vamos apresentar, infelizmente, não é baseado em fatos reais. Ele não aconteceu. A colonização não envolvia diálogo.
- PORTUGUÊS - Mas enfim. Outra coisa importante é dizer que este diálogo imaginário que nunca aconteceu seria o primeiro encontro entre os portugueses e os índios. Um dos motivos pelos quais ele não aconteceu é que eles nem falavam a mesma língua. Mas a gente vai apresentar assim mesmo.
- ÍNDIO - Então, por favor, comece. Sem mais delongas.
- PORTUGUÊS - (Abre os braços, faz uma mesura e começa a falar imitando sotaque português) Bons dias. Estou a procurar um índio. O senhor é um índio?
- ÍNDIO - Na verdade, sou um tupinambá. Índio é o nome que os colonizadores europeus nos deram, depois de fazerem uma confusão geográfica com os moradores da Índia.
- PORTUGUÊS - Desculpe, acho que não entendi o que o senhor disse.
- ÍNDIO - Não se preocupe, isso acontece. Vai levar alguns séculos até que os povos originários sejam verdadeiramente ouvidos.
- PORTUGUÊS - (confuso) O senhor se importa de segurar esta pá e me ajudar a cavar? Estou procurando ouro e diamantes. Talvez tenhamos que derrubar algumas árvores também.
- ÍNDIO - Por favor, não me leve a mal. Mas por que o senhor não derruba as suas árvores e faz os buracos lá na sua casa?
- PORTUGUÊS - Não há mais florestas lá onde moro. E nem ouro ou diamantes.
- ÍNDIO - Acho que isso não vai funcionar, mas só o tempo dirá. Aguarde um pouco (olha o relógio). Veja só. Já se passaram pouco mais de 500 anos. Agora podemos esquecer os erros de alguns séculos atrás e focar em uma relação mais produtiva, OK?
- PORTUGUÊS - Boa ideia. Prazer, senhor tupinambá.
- ÍNDIO - (os dois apertam as mãos) Prazer, senhor eurocentrista.
- Os dois agradecem e saem.
Continue aprendendo sobre encenação teatral aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/29590809
#SPJ1
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás