• Matéria: Pedagogia
  • Autor: jhenniferandreiacovo
  • Perguntado 3 anos atrás

Nós estudamos dois grupos de teorias que são antagônicos, ou seja, pensam a escola e a educação de maneira distintas: A teoria compensatória e a teoria reprodutivista versus a teoria crítica e emancipatória da educação.

Faça uma análise desses dois grupos teóricos, explicitando as divergências que apresentam.

Respostas

respondido por: Matheusieti
2

Em primeiro lugar, a teoria compensatória surgiu durante o período da Revolução Industrial. Esse modelo foi muito utilizado na pré-escola e no início do ensino fundamental, onde esse modelo visa compensar as deficiências dos indivíduos, trazendo uma série de possibilidades para suprir as carências e dificuldades desses indivíduos. Ela foi muito vista em exercício nas instituições de ensino onde os alunos matriculados eram a maioria de classe baixa.

Como a teoria reprodutivista atua?

A partir de um olhar marxista, tratando a educação como uma base social, observando as diferenças presentes nos diferentes espaços da sociedade.

Por fim, as teorias citadas acima, nos atentam para o desafio da teoria crítica emancipatória, que tem como base a renovação dos diagnósticos, formando possível a superação de obstáculos formando seres críticos.

Mais sobre o projeto educacional:

https://brainly.com.br/tarefa/53185723

#SPJ1

Anexos:

jhenniferandreiacovo: Obrigada Matheus me ajudou muito
Perguntas similares