´´Todas as áreas do Brasil colonial fizeram uma transição da escravidão indígena para a africana, mas a cronologia variou muito entre as regiões, dependendo do potencial econômico de cada uma delas e de uma série de circunstâncias locais [...] e deve ser vista como parte de um processo mais geral da africanização da mão de obra nas Américas´´ (Stuart Schwarcz).
Sobre a substituição da mão de obra indígena pela africana, marque a opção incorreta:
Grupo de escolhas da pergunta
A substituição da escravidão indígena pela africana pode ser explicada por fatores e circunstâncias locais específicas, mas também pela alta escala lucrativa que o comércio de negros cativos estava atingindo no mercado internacional.
O trabalho africano foi adotado no Brasil, tendo em vista que os indígenas eram povos inferiores e não possuíram disposição para o trabalho no campo.
Os portugueses tinham longa experiência em utilizar a mão de obra africana na produção de açúcar em suas ilhas atlânticas, portanto, também investiram essa modalidade de trabalho nos engenhos brasileiros.
Os índios eram capturados para trabalhar nos engenhos de açúcar, e essa nova demanda produtiva, em meados do século XVI, tornou-se incompatível com o trabalho e a resistência dos povos indígenas.
Respostas
respondido por:
0
A substituição da escravidão…
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás