Uma bactéria usa uma enzima de restrição para se defender contra vírus bacterianos chamados bacteriófagos ou fagos. Quando um fago infecta uma bactéria, ele insere o seu DNA na célula bacteriana, de modo que ele pode ser replicado. A enzima de restrição impede a replicação do DNA do fago, cortando-a em vários pedaços.
Um exemplo de endonuclease muito recorrente na engenharia genética é a enzima EcoRI, produzida pela bactéria E.Coli. Ela é capaz de reconhecer e cortar somente a sequência de bases nitrogenadas GAATTC.
Partindo das informações apresentadas, foi identificado em um teste laboratorial que 4 bactérias foram infectadas com um vírus prejudicial que depositou um material genético com a seguinte sequência de bases nitrogenadas:
ACTGCAGTGAATTCGCTATAGGTATG
Sabe-se que as bactérias I, II, III e IV apresentam enzimas de restrição que reconhecem as seguintes sequências de bases nitrogenadas:
I - GAATTC
II - CTATAG
III - CTGCAG
IV - CCATGG
Considerando que a mínima mudança no material genético depositado pelo vírus faz com que ele perca totalmente seu efeito negativo na bactéria, assinale a alternativa correta:
Alternativas
a) Nenhuma das bactérias sofre o efeito negativo do vírus.
b) Todas as bactérias sofrem o efeito negativo do vírus.
c) As bactérias I e II sofrem o efeito negativo do vírus.
d) Apenas as bactérias I, II e III não sofrem o efeito negativo do vírus.
e) Apenas a bactéria II sofre o efeito negativo do vírus.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
apenas a bactéria 2 sofre o efeito negativo do vírus
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás