Postulado por Francis Crick em 1958, o Dogma Central da Biologia Molecular diz respeito a como ocorre o fluxo de informações no código genético. Mostrando principalmente que uma sequência de um ácido nucleico pode formar uma proteína. Acerca da etapa de transcrição, a região do DNA que pode ser transcrita pela RNA polimerase é indicada por uma sequência chamada promotor, que em certos casos pode ser ativada ou inativada por diversas moléculas, externas ou internas à célula. Um gene induzível é um gene que é expresso na presença de uma substância no ambiente. Esta substância é uma pequena molécula chamada de indutor, e ela pode controlar a expressão de um ou mais genes envolvidos no metabolismo daquela substância.
Qual é a frase que melhor descreve, de forma geral, a função de um promotor indutivo e dá um exemplo de como ele pode ser ativado?
Alternativas
a) Ativar o consumo do substrato pela célula modificada, pode ser iniciado com temperaturas específicas.
b) Dar início a expressão do gene de interesse, pode ser iniciado com a presença de carboidratos como a maltose.
c) Acionar os mecanismos de auto destruição da célula modificada, promovendo a morte celular. Pode ser iniciada na presença de substratos específicos.
d) Dar início a divisões celulares consecutivas, acelerando o crescimento de colônias. Pode ser iniciado com ácidos graxos e lipídeos de baixa densidade.
Respostas
A frase que indica se a função de um promotor indutivo pode fornecer um exemplo de como ele é ativado é iniciar por sucessivas divisões celulares, acelerando assim o crescimento da colônia. Pode ser iniciado com ácidos graxos e lipídios de baixa ou pequena densidade (Alternativa D).
Qual é o dogma central da biologia molecular?
O dogma central da biologia molecular explica o processo de mudança de genes de DNA para RNA e RNA para proteínas. Esse dogma explica como é o processo de leitura do material genético em proteínas que desempenham um papel em todas as etapas do metabolismo do corpo de um organismo.
A replicação é o processo de duplicação do DNA em DNA com a ajuda da DNA polimerase. O DNA tem uma estrutura antiparalela. Vários tipos de proteínas e enzimas envolvidas na replicação do DNA são helicases, proteínas de ligação ao DNA de fita simples, primases, DNA polimerases, girases e ligases.
No estágio inicial, o complexo helicase-primase abrirá a fita dupla do DNA em 2 fitas simples, fita líder e fita atrasada. No entanto, o DNA é uma estrutura estável, por isso tem uma tendência a reverter para uma estrutura de cadeia dupla.
Conheça mais exemplos do dogma central da biologia molecular: https://brainly.com.br/tarefa/9921083
#SPJ1