• Matéria: História
  • Autor: detetivepikachu091
  • Perguntado 3 anos atrás

“A autobiografia de ex-escravos tentava provocar [...] a empatia de pessoas brancas, na intenção de sensibilizá-las contra os horrores da escravidão. Se a condição racial os diferenciava, em comum, [o abolicionista negro Frederick] Douglass e o público branco compartilhavam o fato de serem todos estadunidenses, e o abolicionista tentava mobilizar sentimentos de empatia e pertencimento nacional ao longo do seu texto.”

BRITO, Luciana da Cruz. O Brasil por Frederick Douglass: impressões sobre a escravidão e relações raciais no Império. Estudos Avançados, 33, (96), 2019, p. 201. Adaptado.

No excerto acima, é possível localizar duas estratégias direcionadas à população branca elaboradas pelos abolicionistas negros para sua causa. São elas:

A
agressão contra moradias; roubo de bens.

B
denúncias internacionais; distribuição de panfletos.

C
narrativas de comoção; apelo à identidade nacionalista.

D
petições judiciais; discursos retóricos pregados entre políticos.

E
ataques publicados em livros; inferiorização da cultura euro

Respostas

respondido por: dez4doze
1

Resposta:

C) narrativas de comoção; apelo à identidade nacionalista.

Explicação:

O abolicionista usou da emoção dos relatos a fim de sensibilizar a população branca a partir da empatia, a fim de provocar a comoção com a vida que os ex-escravos levaram e ainda levavam.

Prosseguindo no texto destacavam, ainda, o fato de todos (brancos e negros) serem estadunidenses, e que essa era a característica do país, e, portanto, a identidade da nação.

respondido por: darkleire97
1

Resposta:

A resposta certa é a letra C

narrativas de comoção ; apelo a identidade nacionalista.

Explicação:

espero ter ajudado

(⁠✯⁠ᴗ⁠✯⁠)

Perguntas similares